Doenças transmitidas por animais domésticos - Zoonoses

Animais domésticos podem transmitir doenças sim, mas no geral isso acontece por falta de higiene da pessoa que convive com o animal ou que cuida da saúde dele. Se você tiver um animal saudável, bem cuidado, acompanhado por veterinário, vacinado, que não sai de casa sozinho, que não tem contato com animais de rua... logicamente seu animal de estimação não irá lhe passar nenhuma doença! A maior parte das zoonoses são pegas quando a pessoa tem contato com comida ou água contaminada por ratos ou pombos. Esses são os principais propagadores de doenças, tantos para os humanos como para os cães e gatos! Então devemos manter nossos animais a salvo deles para que nós também estejamos. Sempre tome cuidado com lanches de esquina, bebedouros públicos, bancos públicos, evite comer ou beber na casa de pessoas que não cuidam da higiene dos animais e da casa, lave sempre as mãos, não mexa com animais de rua a não ser que seja um caso de resgate, e nesses casos tome todos os cuidados necessários para a sua segurança e do animal a ser resgatado.

Nós amamos os animais. TODOS ELES. Eu inclusive amo ratos também! Mas os domésticos, né? É importante saber diferenciar que animal é seguro e que animal não é. É importante amar os animais com responsabilidade de cuidar deles da forma que eles merecem... E é importante saber e fazer com que todos os nossos parentes e amigos sejam inteligentes o suificiente para saber que não é todo animal que transmite doença. É muito comum pessoas de "cabeça pequena" falarem mal de bicho como se todos fossem sujos, pulguentos e transmissores de doenças. Menos, né? Nem perco saliva com gente desse tipo. Pra mim, quem não gosta de bicho é mal amado (a).

Mas então, vamos ao mais importante! Vou colocar aqui as principais doenças que os animais domésticos podem transmitir e como fazer para evitar esse contágio! Vamos ajudar a manter eles e nós em segurança, sem deixar que todos pensem que os cães e gatos são os vilões.

_____________________________________________________________________________

TOXOPLASMOSE
Os gatos levam toda a culpa, são pintados de vilões transmissores e crucificados por isso. Mas a culpa não é dos gatos! A toxoplasmose é transmitida pelos RATOS. Para pegar toxoplasmose, o gato precisa sair de casa, comer um rato contaminado, voltar para casa, fazer cocô contaminado e este côco deve ser ingerido pelos humanos nós próximos 15 dias, pois após 15 dias o gato que se contaminou já não transmite mais a doença. Aí eu te pergunto, a culpa é do gato? Ou a culpa é do sono irresponsável que deixa animal sair de casa e que não higiene suficiente Paranoá ingerir as fezes do animal? Gente! Gato doméstico tem que ficar em casa! Gato de rua tem que ser recolhido por abrigos ou pela Zoonoses, mas gato de casa tem que ficar preso dentro de casa! Por tanto, se você não consegue ter gato, não tenha.

E as pessoas que pegam toxoplasmose sem ter gato, geralmente pegam a doença por comer esses lanches de rua contaminados ou por visitar a casa de pessoas que se dizem donas de gato mas não cuidam dos animais. Então se você não for porco, se tiver a mínima noção de higiene, se não comer ou beber água em lugar porcaria, se manter seus gatos dentro de casa a salvo, você nunca terá toxoplasmose! É importante tirar essa culpa das costas dos bichanos, eles só transmitem a toxoplasmose por 15 dias através das fezes, e apenas se tiverem comido ou se contaminado por um rato com toxoplasmose. Então é super difícil encontrar um gato que tenha a doença!

_____________________________________________________________________________

LEPTOSPIROSE
Ela é transmitida apenas pelo xixi dos ratos de rua. Ou seja, o que tiver contato com urina de roedores silvestres pode transmitir leptospirose. Ela é espalhada principalmente pela água. Quando chove, alaga, quando bueiros transbordam, a água fica toda contaminada e expondo as pessoas ao perigo. Por tanto, o melhor modo de evitar uma contaminação por leptospirose é tomando cuidado com higiene, não deixar crianças brincarem em água de chuva, evitar lanches de rua, não deixar seus animais saírem sozinhos de casa (principalmente os gatos, que você deve ser responsável e mant presos na residência).
_____________________________________________________________________________

CRIPTOCOCOSE
As fezes de pássaros, principalmente pombos e pardais, são praticamente inofensivas quando novas. Porém, ao secarem, as fezes endurecem e soltam uma poeira muito perigosa. Essa poeira das fezes se mistura ao ar e vai parar nos nossos pulmões! Ela possui um fungo que afeta o nosso sistema respiratório, se instalando nos brônquios e podendo levar a pessoa a ter uma pneumonia e até a uma insuficiência respiratória. Algumas pessoas vítimas da Criptococose ficam em um estado tão sério que acabam precisando de transplante de pulmão para sobreviver.
Os pombos são os principais culpados, pois se acumulam, são grandes e fazem muita sujeira. Um lugar com ninhos de pombo, geralmente é cheia de poeira de fezes no ar. Evite lugares com muitos pombos e cuide bem das suas aves! Mantenha suas gaiolas sempre limpas, pois mesmo que seja difícil aves domésticas passarem criptoccose as fezes também fazem a poeira que vai pro ar. Cuidado com gaiola em área aberta, pois os pombos e pardais podem aprender a ficar indo comer a ração que cai das suas gaiolas. Com isso os pombos trazem problemas para as suas aves e para você. Quem cria pombos comuns ou de raça, deve apenas ter um cuidado extra com as instalações. Usar poleiros de plástico para que não entre sujeira nas frestas da madeira, limpar o fundo dos viveiros 1 ou 2 vezes por semana e deixar as aves em um lugar arejado, para que o ar não fique preso no cômodo onde os viveiros ficam.

_____________________________________________________________________________

ARRANHADURA DE GATO
As unhas do gato provocam uma alergia cutânea. Geralmente onde o gato arranhou, mesmo que bem de leve, fica bem vermelho ao redor e coçando. Isso é perigoso porque os gatos caseiros cavam e enterram as fezes na caixa de areia, trazendo a sujeira presa às unhas. Já os gatos de rua, os os que tem donos irresponsáveis que os deixam sair sozinhos de casa, trazem nas unhas todo tipo de imundície e doença. É preciso ser inteligente. Ou o gato é seu ou o gato sai sozinho de casa. Gato doméstico tem que ficar na residência... A partir do momento que você deixa seu gato fugir, apanhar na rua, comer qualquer coisa que queira, entrar na casa dos outros, etc... Você está sendo irresponsável pela vida do animal, sujeito a todo tipo de doença, acidente e agressão, e irresponsável com a saúde de todos da sua casa! Pois o gato traz tudo isso para a sua família. Por favor! Se quer ter um gato tenha responsabilidade. Se você não é capaz de manter um gato em casa não tenha gato.
Se a pessoa desenvolver a alergia da arranhadura de gato, se ela demorar muito para passar após o arranhão, etc... Deve-se procurar um médico dermatologista.

_____________________________________________________________________________

RAIVA
A raiva foi controlada o Brasil após as intensas campanhas gratuitas de vacinação em âmbito nacional. Mas ela ainda existe e mata muitas pessoas todos os anos pelo mundo. Então não podemos vacilar! Hoje, o principal transmissor da raiva no Brasil são os morcegos, que pode, morder humanos e animais. Se o morcego morder seu cachorro ou seu gato, o animal não vai pegar raiva se estiver vacinado. Por isso é importante manter cães e gatos com a vacina contra raiva em dia. A dose obrigatória é 1 vez por ano.

E sempre que um cachorro ou gato lhe morder, você deve pedir para ver a carteira de vacinação dele, ou se for um animal de rua, deve ficar de olho se o animal morrerá em 10 dias. Você deve imediatamente irão médico tomar as famosas injeções na barriga para garantir que não contraia a raiva, que mata.

_____________________________________________________________________________

SARNA
A sarna todo mundo sabe que passa dos animais para os humanos. Nesse caso você só precisa observar sempre seus animais e no menor sinal de problema de pele levá-los ao veterinário e tratar se for o caso. Evite pegar em animais de rua ou doentes, mas se for o caso de um resgate, use luvas e leve o animal para receber os cuidados de um veterinário. Evite também ter contato ou deixar crianças brincarem em montes de areia de construção ou parquinhos de areia. Pois é nesses lugares de gatos, caes e ratos de rua podem Urinar ou defecar, deixando os humanos vulneráveis a qualquer tipo de doença e de sarna. Se seu filho brinca em parques de areia, se na escola ele tem contato com esse montes de areia, etc, fique sempre de olho para ver se aparece algum problema de pele! Tudo é mais fácil se for descoberto cedo, ok? Animais domésticos que tem contato com animais de rua também estão vulneráveis à todo tipo de mal.

_____________________________________________________________________________

DOENÇA DO CARRAPATO

É uma das piores doenças que pode atingir cães e gaos, porque quando você descobre que lâminas está doente ele geralmente já está muito mal. Acontece que se o carrapato picar uma pessoa ela pode pegar a doença. Para evitar isso, o único jeito é manter os carrapatos longe de você e dos seus animais. Mantenha sempre o lugar limpo, evite levar seus cães em lugares usados por muitos animais de rua, não deixe seu gato sair de casa, e use sempre remédios anti pulgas e anti carrapatos na nuca dos animais, use sempre shampoos anti parasitas e aquelas coleiras plásticas repelentes especiais para deixar os cães e gatos livres e seguros.

_____________________________________________________________________________

ASMA
A asma pode ser agravada por pêlos de gatos e cães, pela poeira das fezes de aves, penugens e até pela poeira de gaiolas de roedores, serragem, etc... Ou seja, quase qualquer animal doméstico pode piorar a asma de alguém. Mas o principal causador de alergias e asma é o acaro que se prende aos pêlos ou que vive na sujeira das gaiolas. O principal modo de se livrar desses problemas é manter o ambiente e as gaiolas limpas. Dar banho 1 vez por mês nos cães e gatos, mas pentear eles semanalmente em um lugar aberto. Limpe embaixo e atrás de móveis que podem acumular poeira, pois quando os animais entram nesses lugares trazem a sujeira presa aos pêlos. A saúde e a qualidade de alimentação dos animais também faz com que eles soltem menos pelos.

_____________________________________________________________________________

TÉTANO
Quando um cão ou gato lhe morde, além de se preocupar em pegar raiva você deve se preocupar com o tétano. O tétano pode ser transmitido por qualquer animal, vacinado ou não, de rua ou de casa, etc. Então se foi mordido procure um médico. E mantenha sempre a vacina anti tetânica em dia. Muita gente não sabe disso, mas o tétano é uma infecção bacteriana que ataca o sistema nervoso. Acontece que a bactéria C. tetani fica no solo e pode ficar quietinha lá, inativa, por até 40 anos. Quando o animal entra em contato com ela, a bactéria fica na boca dele e entra no corpo humano através da ferida provocada pela mordida. O tétano pode também ser transmitido através do arranhão de gatos ou de outros animais. Então é importante estar sempre vacinado e procurar um médico sempre que se machucar por causa de um animal ou de um objeto na rua.

_____________________________________________________________________________

LEISHMANIOSE
Ela é transmitida pela picada do mosquito palha contaminado. Os cães servem como hospedeiros do verme e pegam a doença ao serem picados. O único modo de evitar pegar a leishmaniose é cuidar dos cães e da casa. Mantenha o mato aparado, não deixe acumular água ou lixo onde a água possa acumular sem você ver, mantenha os cães protegidos, preferencialmente com a coleira repelente SCALIBOR que não deixa o mosquito palha se aproximar do animal... E se o lugar onde você mora tem muita incidência de leishmaniose, faça os cálculos para tentar vacinar seu cão contra a doença ou coloque telas mosquiteiras nas janelas do apartamento. Assim você protege as pessoas e os animais! E se o cachorro pegou a doença, não caia em conversa de governo preguiçoso querendo sacrificar! Leishmaniose tem cura e o Brasil aprovou recentemente a entrada do medicamento aqui.

_____________________________________________________________________________

VERMES
Aí é higiene, né? Para pegar vermes de cachorro ou gato, você precisa descumprir os requisitos mínimos de higiene. É preciso ter contato direto com fezes contaminadas! Então, mantenha sempre seus animais livres de verminoses. Dê vermífugo conforme o calendário do filhote e do adulto, mantenha o cão ou gato em um ambiente limpo e o mais importante: SEMPRE fique de olho para o aparecimento de qualquer sintoma! Tudo descoberto cedo é mais fácil de tratar.
_____________________________________________________________________________



Texto: Vivian Roncon

Comentários