Vermes e Vermífugo

Existem vários tipos de vermes que atacam os cães. E para cada tipo existe um vermífugo específico que apenas o veterinário pode prescrever. Vou falar então dos tipos de vermes que atacam os cães e da importância de proteger o animal com vermífugo periodicamente.

VERMINOSE
É uma enfermidade muito comum que atinge animais de todas as idades e pode ser fatal se não for combatida logo no início ou se o cão for filhote ou idoso. As vermes podem ficar alojadas no sistema digestivo, excretor ou até mesmo na cabeça ou coração. Se não for medicado e tratado, o cão sofre sérios riscos de morte pois as vermes se multiplicam muito rápido, sugam as energias e proteínas do animal, além de migrarem para outros lugares do corpo. Os vermes que afetam os cachorros podem ser classificados como "redondos" ou "chatos".

FILHOTES BARRIGUDOS
Como mostrei na lista dos sintomas, o aumento da barriga pode ser indicativo de VERMINOSE. Geralmente afeta filhotes, mas todos os cães estão sujeitos a terem esse aumento de barriga. Filhotes nascidos na rua ou de mães com vermes tem mais chance de apresentar esse quadro. Abaixo coloco duas imagens do site Ajuda Animais Valdirene Filadelfo (http://ajudaanimaisvaldirenefiladelfo.blogspot.com.br/2009/02/amigos-sabado-dia-150209-apareceu-na.html) que fotografou filhotes resgatados e barrigudos. As imagens servem para que quem nunca viu saiba a aparência da barriga de vermes.



O QUE AS VERMES FAZEM NO CORPO DO CACHORRO?
Elas provocam inflamação, infecção, irritação e até obstrução de órgãos e mucosas o de se alojarem. Os vermes podem causar a ruptura do intestino, anemia, diarréias e vômitos. Vasos sanguíneos podem ser fechados pela fixação das vermes, fazendo com que a circulação sanguínea pare de ocorrer novamente. Algumas vermes podem "pegar carona" no sangue do cachorro e ir parar em outros órgãos como o coração, pulmão, cérebro e rins.
Se as vermes se alojarem em algum órgão responsável pela nutrição do animal, irão ficar sugando as proteínas e vitaminas para si. Dessa forma o cachorro começa a ficar desnutrido, magro e fraco. 
Se muitas vermes se alojarem e reproduzirem dentro de um órgão,neste pode ficar totalmente obstruído e parar de funcionar. Além de tudo o cachorro pode ficar intoxicado pelas dezenas de toxinas excretadas pelas vermes.

COMO O CACHORRO PEGA VERME?
Ele pode se contaminar:
Pela via oral: ingerindo ovos, cistos ou larvas de vermes
Pela pele: por vermes que furam a pele do animal e entram ou se instalam ali mesmo
Pela gestação: é comum que filhotes de mães com vermes já nasçam infectados por culpa da placenta
Pela amamentação: as vermes entram no filhote através do leite da mãe 

SINTOMAS DO CÃO COM VERMES
- Fezes com aparência gelatinosa
- Fezes com um pouco de sangue
- Vômitos
- Convulsões 
- Anemia
- Depressão
- Remela ou lágrimas anormais
- Pêlo opaco e desgrenhado
- Emagrecimento
- Aumento do tamanho da barriga (barrigudo)
- Coçar o ânus no chão após defecar (arrastar o bumbum no chão)
- Comer mais que o normal
- Dormir mais que o normal
- Aparecer vermes nas fezes 


FEZES DO CACHORRO COM VERMINOSE
As vermes atacam o intestino grosso e isso provoca uma alteração nas fezes dos cães. Ela pode vir inteira mole, ou normal com o finalzinho mole com uma substância gelatinosa. É uma "gosma" transparente que pode ser amarela, vermelha ou verde, com a presença ou não de coágulos de sangue. Então à primeira vista os donos se desesperam achando que o cachorro pode estar com cinomose, pode ter sido envenenado.... Mas na verdade são as vermes apenas.
Essas duas imagens são do site Saúde Canina (sites.google.com/site/saudecanina) e mostram duas fotos de fezes de cães infestados por Giardia.


Também é normal as fezes virem normais, mas acompanhadas por essa geleia da foto seguinte! Ela pode ser amarela, vermelha ou esverdeada. É importante fotografar e levar para seu veterinário ver.


Preste atenção também se existem vermes nas fezes do seu cão pois elas podem vir de várias formas diferentes! Algumas são compridas e roliças como minhocas, outras são achatadas como uma fita, algumas podem ser muito minúsculas... E sempre repare se não saem ovos ou cistos que podem ser quadrados finos, bolinhas ou compridos como grãos de arroz. Se você achar algum desses, fotografe e leve a imagem para que o veterinário veja.


Só que cães aparentemente sadios também podem estar com VERMINOSE sem mostrar os sintomas. Por isso é importante manter i vermífugo sempre em dia. Geralmente quando os sintomas aparecem a quantidade de vermes ou a condição da doença já é bem grave.

VERMÍFUGO 
Ele precisa ser ministrado periodicamente. É dada a dose de vermífugo indicada pelo peso do cachorro e deve ser dado um reforço com a mesma dose após 15 dias. A vermifugacao tem efeito profilático para evitar que o cachorro se contamine, além de matar e excretar vermes que já existam. O vermífugo também é muito importante porque além de cuidar da vida do cachorro cuida da saúde dos donos, levando em conta que algumas dessas verminoses podem passar para os humanos pelas fezes ou saliva do animal.

CALENDÁRIO DE VERMIFUGAÇÃO DO FILHOTE AO ADULTO
Fêmea cruzando
Fêmea prenhe
20 dias
2 meses 
3 meses
4 meses
5 meses
6 meses
Trimestral para sempre
Texto: Vívian Roncon
Fotos da fezes: Saúde Canina https://sites.google.com/site/saudecanina
                         e Vívian Roncon

Comentários