Pesquise aqui

Custom Search

sábado, 9 de novembro de 2013

Roendo Móveis e Sapatos


Aisha do Gustavo Merlo saboreando uma cadeira rsrs

Roer móveis e sapatos é um hábito comum à filhotes de cães. Se esse hábito não for freado durante a infância o cachorro cresce com o "espírito destruidor" e nunca deixará de roer as suas coisas.

PORQUE O FILHOTE RÓI?
Ele rói para brincar e porque está conhecendo seus dentinhos. O ato de roer impulsiona os dentes de leite a cairem e os definitivos a nascerem. É importante que o filhote fortaleça os dentes e a gengiva roendo! Mas para isso ele deve roer a coisa certa, né?

A Sarita destruiu várias coisas lá de casa quando estava trocando os dentes. Ela roeu a casinha dela, um DOG CAVE de plástico, que segundo o fabricante é anti-mordidas e arranhões. Rsrs Mas ela roeu, e roeu a entrada do Cave todinha! Olha ai nas fotos os dentinhos da Sarita:

 

Mesmo assim eu adorei o Dog Cave, que ela usa até hoje! Depois que cresceu nunca mais roeu nada, o problema é que alguns minutos são o suficiente para o filhote roer aquilo que você mais gosta!
A Sarita também roeu um guarda-roupa novinho em folha.... Que dó que me deu quando eu vi...


COMO ENSINAR QUE NÃO PODE ROER AQUILO?
O primeiro passo é pegar o cachorrinho no ato, bem na hora em que ele estiver roendo. Você fala um não tem alto, pode dar um tapa na parede ou no chão, ao lado do que o filhote estava roendo. Pode bater o pé no chão também. O objetivo aí é fazer o cachorro se assustar! Se ele parar e ficar encolhido te olhando, ou correr para longe é um bom sinal. Você deve então falar de forma chateada "que feio! Tolo!", coisas assim, e levar o filhote até algum lugar onde você possa prendê-lo por 5 minutos. Pode ser um banheiro, um quarto, a cozinha, o canil, enfim. Logo de cara ele não vai entender que o problema todo foi ele estar roendo, mas vai saber que fez algo que você não gostou! Depois dos 5 minutos você deixa ele sair de onde prendeu mas "dá um gelo" nele. Não fala nada, não ri, nem olha pra ele por alguns minutos. Acredite! Ele vai saber que você está chateado e provavelmente irá querer pedir desculpas. Depois você volta a agir normalmente. O importante é continuar fazendo isso! Toda vez que pegar ele roendo você faz a mesma coisa até que ele vai ligar as roídas à bronca. 

É aí que você deve oferecer ossinhos, biscoitos, brinquedos, para o filhote roer! Depois de brigar por ele ter roído algo que não devia, você deve dar algo para ele roer e incentivá-lo a roer! Brinque com o ossinho fazendo com que o filhote queira puxar ele da sua mão e dessa forma veja que é gostoso de morder!


Texto: Vivian Roncon
Fotos Sarita: Vivian Roncon
Foto Aisha: Gustavo Merlo

2 comentários:

  1. Olá! Qual o tamanho da Dog Cave? É a média? Queria comprar para o Ted.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! minha dog cave é media sim!
      nunca mais ela roeu. aconselho a só comprar apos seu spitz trocar os dentes... hehehe

      Excluir