Comportamento - Cachorro ou Gato comendo fezes?

Muitas espécies de animais acabam cometendo a coprofagia (ato de comer fezes). Por mais nojento que isso possa soar, é uma coisa natural no reino animal por ser uma forma de repor vitaminas difíceis de encontrar na dieta normal.


MÃE COME AS FEZES DOS FILHOTES

Quando recém-nascidos os filhotes não conseguem evacuar sozinhos e a mãe os lambe para induzir os movimentos peristáltcos e a evacuação. Sem as lambidas o filhote, tanto de cachorro como de gato, não consegue expelir o escremento que seca e fica preso dentro dele, podendo matá-lo. A mãe então lambe e depois come as fezes... Primeiro por conter vitamina b12 (falo nela a seguir) e segundo porque assim ela mantém os filhotes limpos e livres de parasitas, cheiro e doenças.


VITAMINA B12

Ela é importantíssima e difícil de conseguir. A vitamina b12 não é encontrada em alimentos de origem vegetal, apenas é fabricada no intestino de animais. Ou seja, ela vai parar nas fezes! É a busca por essa vitamina que leva animais com deficiência nutricional a comer fezes. Um pouco de vitamina também chega à carne e ao leite, por tanto uma dieta balanceada é o suficiente para que seu animal pare de buscar ela nas fezes. 


DIETA CORRETA

Não tem o que discutir: cada animal deve comer a ração específica para a sua espécie. Uma ração se boa qualidade e dentro da validade irá repor todas as vitaminas que seu cão ou gato necessitam. Também existem os complexos vitamínicos e suplementos alimentares. Mas nada de sair dando comida de gente para seus animais atrás de dar vitamina b12! No máximo seu bichinho pode comer um pedaço de frutas ou legume além da ração. (Tenho um post com frutas e verduras liberadas para cães!) A dieta dos cães é diferente da dieta dos gatos e logicamente os nutrientes descartados por eles são diferentes! Por isso é comum ver cachorros revirando e comendo fezes de gatos, afim de não desperdiçar os nutrientes e vitaminas que foram excretadas. Comer excrementos também significar falta de gordura ou fibras na alimentação.


COMER FEZES POR ESTRESSE OU TRISTEZA

Quando as taxas de vitamina estão boas, a dieta balançeada e tudo mais, não há motivo aparente para que o animal come excrementos. Aí devemos avaliar o psicológico do animal! Um cão estressado, que fica o dia todo sozinho, preso em um canil, etc, pode começar a comer fezes. Um sinal de solidão ou sentimento de esquecimento. Se o ambiente fica sempre sujo de fezes, o animal pode começar a comê-las para limpas o local, afim de afastar doenças, parasitas e mau cheiro. Se o cão for adestrado errado ele também pode associar a presença de fezes com broncas ou surras, comendo-as para que você não brigue com ele quando ver a sujeira. 


COMO FAZER O ANIMAL PARAR COM A COPROFAGIA?

Não deixando fezes ao alcance do animal. Simples. Quando ele defecar, recolha e mantenha o ambiente sempre limpo. Sem fezes ele não pode comê-las! E com uma dieta rica e balanceada ele não precisará disso e automaticamente perderá o hábito. 


VERMES E VETERINÁRIO

Se seu animal estiver com vermes elas podem estar retirando nutrientes dele e causando uma insuficiência vitamínica. Por isso o veterinário deve ser consultado se seu animal começar a comer fezes afim de descobrir se ele está saudável e bem nutrido.

Texto: Vivian Roncon

Comentários