Cavando - Como fazer o cão parar de cavar?

Cavar é uma atitude comum aos cães. Lembre-se que eles tem instinto pois, quando selvagens, eram predadores. Existem várias causas para a escavação:
  •  Brincar
  • Esconder comida
  • Esconder brinquedos
  • Fugir
  • Arrumar o local para dormir
  • Característica dos cães Terrier

Você analisar porque seu cão cava para corrigir o problema, ou tentar rsrs...

BRINCAR
Se seu cão cava apenas por diversão ele deve estar entediado ou estressado. Tente dar mais brinquedos e atenção à ele. A Sarita fez um lindo buraco no nosso sofá antigo... Kkkk Arrancar plantas e cavar gramados também pode ser pura brincadeira.




ESCONDER COMIDA / BRINQUEDOS
Pode ser um animal inseguro. Se você tiver outros animais ou crianças na casa, veja se eles não estão perturbando seu cão. 


FUGIR
Alguns cães, principalmente os machos, cavam compulsivamente para fugir se sentirem o cheiro de uma fêmea no cio. Eles são capazes de abrir um túnel embaixo de muros e cercas. Mas não pense que só os machos fazem isso! Uma fêmea no cio foge para encontrar o macho que está no meio da rua. Esse é um comportamento mais difícil de corrigir. No geral o animal deve ser castrado ou preso em um canil quando houver fêmeas no cio.


ARRUMAR LOCAL PARA DORMIR
Cães cavam, rodam em torno no corpo e deitam. Essa é a forma deles amaciarem o local onde vão deitar! Por isso cães cavam a nossa cama, os lençóis, o sofá, etc. Se seu cão não tem uma capinha, dê uma para ele e deixe um pano dentro dela para que ele possa cavar e colocar o pano na posição que quiser antes de dormir. Se o animal estiver cavando loucamente um local liso, como um sofá ou um colchão, jogue ali um lençol ou pano para que ele possa montar o ninho e dormir. Você vai ver que se der o pano para o cachorro ele rapidamente se dá por satisfeito e deita, parando de cavar.


CARACTERÍSTICAS DOS CÃES TERRIER
Aí lascou! Rsrs. Yorshire Terrier, West Terrier, Schnauzer, Scottish Terrier, Fox Paulistinha, Bull Terrier, Jack Russel, Pit Bull... Todos são Terriers. O nome vem do latim e significa Terra.
As raças de cachorro Terrier foram criadas especificamente para serem bons cavadores.São cães de trabalho, criados para pegar o coelho, doninha, furão, dentro da toca. Cavam a terra, destroem as tocas, pegam os pequenos animais com a boca, matam e trazem para os donos. Então são raças que amam cavar por natureza!
Ter um Terrier e um quintal pode ser um enorme problema, pois nada que você faça vai fazer o cão parar com a prática. O ideal é escolher um canto do quintal para ele cavar e encorajá-lo a cavar ali. Fazer festa, dar brinquedos ou petiscos, sempre que ele cavar no lugar certo. Por isso é muito importante ler tudo a respeito da raça de cachorro que você escolheu antes de levar o animal para casa.


DICAS
Tente fazer festa toda vez que o cão parar de cavar! Dê os parabéns, elogie, dê petiscos. Tente distrair o animal para que ele pare a escavação sempre que pegar ele no flagra fazendo isso. E tenha paciência, é o instinto deles!

Texto: Vivian Roncon

Comentários