Pesquise aqui

Custom Search

domingo, 29 de junho de 2014

Furminator - Tudo a respeito

Oi! Não tem ninguém que não se impressione ao ver o vídeo de marketing do Furminator, né? Aí se você tem algum bichinho que solta muito pêlo pela casa já fica todo interessado. Começam a vir as dúvidas, "será que o furminator funciona?, "furminator arranca o pêlo?", "furminator corta?"... Pois eu vou responder essas perguntas todas neste artigo!

Em primeiro  lugar, vamos explicar o que é o Furminator, pois tem gente que ainda não conhece!


O QUE É E COMO FUNCIONA O FURMINATOR?
Ele é uma espécie de tosquiadeira, que não só penteia, mas tem dentes que retiram os pêlos mortos. Ao passar o furminator no cachorro ou no gato, todo o subpelo morto, solto, vai sair preso à escova. O animal fica com a aparência de mais leve, a pelagem fica mais solta, a casa e a roupa ficam com muito menos pêlo. Ele promete diminuir em até 90% a perda de pêlos do animal. 


FURMINATOR NÃO DÓI, CORTA OU ARRANCA O PÊLO?
Não. Apesar dos sites do Furminator dizerem que ele não corta nem arranca os pêlos eu fiz meus próprios testes para ter certeza antes de usar na minha filha Sarita. Os dentes do furminator exercem uma leve pressão sobre os pêlos e os mortos, soltos ou deficientes saem. Os pêlos bons e saudáveis ficam no animal! 

Na foto eu mostro como são os dentes do furminator dos dois lados. A imagem debaixo possui uma parte fechada na base, que por mais que pareça uma lâmina não é. É um ferrinho sem corte, mas que causa uma certa resistência ao pelo, fazendo com que os mortos de prendam na escova.


Fiz testes também com cabelo e pêlos do braço/peito do meu marido. Não corta nenhum fio! Fiz testes inclusive com pêlos já soltos da Sarita, eles não foram cortados.

PROBLEMAS DE PELAGEM
O Furminator só deve ser usado em animais saudáveis! E sempre deve ser o indicado para a espécie, tamanho e pelagem do animal. O furminator de cães só serve para cães e o de gatos só serve para gatos. Não use furminator para pêlos curtos em animal de pêlos longos, pois nesse caso pode ocorrer dano à pelagem. Existem vários modelos de furminator para você escolher o certo para o seu caso!

Cães ou gatos com deficiência de vitaminas, com alimentação precária ou com problemas de pele não devem ser submetidos ao uso do furminator! Isso porque ele retira apenas os pelos mortos ou doentes. se o animal estiver com os pelos soltando pode ficar com falhas bruscas na pelagem! Chegando a ficar careca em alguns lugares! Mas isso não é um problema do furminator, é um problema de pelagem do animal!
Algumas coisas prejudicam a pelagem dos cães e gatos:
  • Muito tempo sem tomar banho
  • Tomar banho toda semana
  • Não ser escovado
  • Se molhar e não secar completamente
  • Alimentação pobre
  • Estresse
  • Não pegar sol nunca
  • Sistema imunológico fraco por algum outro problema
Muita gente acha que o cachorro tem que tomar banho toda semana pra não ficar fedido... Não! O cachorro só fica fedido porque você dá banho nele toda semana! Se lavar muito a pelagem do animal, principalmente com shampoo, os pelos morrem e apodrecem. As defesas e óleos naturais da pele do cachorro param de ser fabricados e o cheiro ruim aparece, as vezes logo após o banho. Então por favor, eu peço mais uma vez, banho só de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês! É a saúde do seu animal que está em risco!

EXEMPLO DE FALHAS NA PELAGEM
Aqui eu tenho um exemplo. É uma mensagem de um fórum português sobre animais. Aqui uma usuária chamada Janaina mostra duas imagens e culpa o furminator pelas falhas na pelagem. Gente, é isso que eu estou tentando dizer, para que esses animais tenham ficado desse jeito, eles estão com problemas de pelagem, deficiência de nutrientes e vitaminas, ou/e usaram o furminator repetidas vezes sem dar descanso à pelagem. Tem que ter bom senso! O animal só está assim porque o dono foi sem noção.


COMO RESOLVER PROBLEMAS DE PELE E PELAGEM
  • Comprar uma ração boa ou especial para problemas de pele
  • Dar suplementos vitamínicos receitados pelo veterinário
  • Deixar o cachorro pegar sol pelo menos 1 vez por semana
  • Nunca deixar o cachorro ficar molhado
  • Dar banho apenas de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês
  • Usar shampo ou sabonete especial para problemas de pele
  • Escovar pelo menos 1 vez por semana
FURMINATOR EM SPITZ ALEMÃO 
Comp expliquei, ele vai retirar o subpelo morto do cachorro. Lógico que quem tem spitz alemão sabe que o subpelo é o responsável pelo volume da pelagem do animal. Então um cachorro com a pelagem bem cheia tem muito subpelo, mas não adianta nada se ele subpelo é todo de pêlos mortos e soltos, né? O furminator não vai estragar o subpelo do seu pomeranian, mas vai retirar o pelo morto, inclusive impulsionando a produção de mais subpelo saudável. Se você usar e achar que seu spitz perdeu volume, então procure um veterinário para ministrar algumas vitaminas, pois o subpelo dele está a deficiente.

Eu sou dona de uma spitz fêmea, que como todos sabem possue menos volume na pelagem. Isso acontece porque as fêmeas passam por várias trocas de pelo ao longo da vida. Cada cio ou mudança hormonal faz com que a cadela passe por uma nova mudança de pêlos, similar à mudança drástica da pelagem de filhotes. Acontece que é justamente nessas trocas de pelagem que furminator ajuda MUITO

Fuminator M Long Hair
Eu comprei o Furminator para cães de pelo longo tamanho M e deu certinho para um spitz alemão! Então quem quiser comprar, o tamanho P ou M dão certo. Aqui em Brasília o preço do furminator é entre 110 e 150 reais, dependendo do tamanho e especificação. O furminator de cachorro não serve para gatos o de gato não serve para cães. 

COMO USAR O FURMINATOR
Vou ensinar agora a maneira correta de usar o furminator, porque logicamente se você ficar esfregando ele no cachorro ou gato vai machucar! Então para evitar que pessoas sem noção machuquem seus animais, não me custa nada explicar aqui e ajudar estes bichinhos hehe
  1. Escove o animal para desfazer qualquer nó, principalmente na área do bumbum, orelhas e entre as patas.
  2. Utiliza um furminator com o tamanho e especificação correta para seu animal, para evitar dano à pelagem
  3. O Furminator para cães ou para gatos é diferente, não tente quebrar o galho usando o errado
  4. Passe o furminator sem apertá-lo muito forte, você não quer arranhar a pele do animal, então tenha bom senso
  5. Puxe devagar o furminator até terminar a área que você está escovando
  6. Não use ele repetidamente no mesmo lugar
  7. Passe o furminator em todas as áreas do animal, inclusive onde você nunca lembra de escovar
  8. Tenha um saco plástico ou lixeira para ir jogando os pêlos soltos
  9. Não demore no processo para não estressar o animal
  10. Quando tiver passado o furminator em tudo, termine a sessão mesmo que ainda esteja saindo pêlo
  11. É importante parar de usar para não irritar a pele nem retirar muitos pelos do mesmo lugar
  12. Só utilize novamente após 15 dias
 
Tenho um vídeo no youtube mostrando o uso do furminator na Sarita! Ela odeia escovas, pentes e consequentemente o furminator hehe. Então se comporta muito mal no vídeo, mas pra você que tem um spitz alemão e quer ver se vale a pena comprar um, vale muito a pena assistir.




Texto, Fotos e Vídeo: Vivian Roncon

Nenhum comentário:

Postar um comentário