Cachorro comeu plástico?

Uma das piores coisas dos spitz alemão é o fascínio que eles tem por comer porcarias. Qualquer coisa que esteja no chão ele pega com a boca e mastiga pra só depois descobrir o que era. 

Mas independente da raça, cães e gatos filhotes também comem tudo que aparecer pela frente. É o período ORAL do desenvolvimento, que os bebês humanos também tem. Um período para descobrir o mundo através da boca, colocando tudo dentro dela para descobrir se é comível ou não. 

Por isso é preciso tomar cuidado ao passear com os cães. Sempre de coleira para que você veja e possa evitar que ele coma lixo, e se for um spitz alemão o cuidado deve ser redobrado inclusive dentro de casa.

Varreu a casa? Fez um montinho de sujeira e foi buscar a pá para recolher? Se você não ficar esperto, quando voltar seu spitz já desfez o monte de poeira e comeu metade. Acontece que poeira não é algo tão perigoso... Mas e o plástico?


COCÔ COM PLÁSTICO

Todo mundo já sabe que o plástico não é biodegradável e por tanto não é digerível. Se o cão ou gato comeu plástico (um brinquedo, tampinha de refrigerante, saco de supermercado...), ele vai sair inteiro nas fezes. O negócio é, se saiu nas fezes tudo bem! É sinal que o plástico entrou, percorreu o sistema digestivo e saiu. O problema é se o objeto de plástico ficar preso dentro do animal. 


OBSTRUÇÃO GÁSTRICA

A obstrução da saída gástrica refere-se a qualquer condição que mecanicamente prejudica o esvaziamento normal do estômago para o intestino delgado. É justamente quando um objeto se prende no interior do animal e fecha ou prejudica algum pedaço do órgão. Uma obstrução gástrica é muito seria e muitas vezes o cão morre sem que o dono perceba o que aconteceu. Por isso é importante observar detalhes que podem indicar que o bicho está entalado com alguma coisa, ou com outro problema.
  • . Pupilas dilatadas
  • . Inquieto
  • . Choramingando
  • . Ofegante mesmo descansado
  • . Chamando atenção com olhar triste
  • . Querendo ficar o mais perto das pessoas possível
  • . Parar de comer
  • . Parar de beber água
  • . Vomitar até não ter mais nada no estômago e continuar tetando vomitar
  • . Fezes gosmentas ou gelatinosas
  • . Se o cão é acostumado a comer porcarias, qualquer alteração de comportamento é importante

SALVANDO O ANIMAL

Não é necessário que o animal tenha todos estes sintomas! Ao menor indício de obstrução gástrica, corra com o pet para um veterinário que fará exames para atestar o problema. Ele irá fazer uma endoscopia ou colonoscopia (dependendo de onde o objeto se prendeu). Em casos extremos será necessária intervenção cirúrgica para salvar o animal.


SARITA, SPITZ ALEMÃO COMEDORA DE TUDO QUE NÃO PRESTA 

Sarita tem pouco mais de 1 ano e já comeu muita porcaria. Já comeu sabonete, tampinha de garrafa, engoliu ossinho inteiro, comeu papel, tufos de cabelo e plástico. O plástico eu só descobri hoje quando cheguei em casa e encontrei esse cocô estranho no jornal.


Desculpem a foto! Mas é importante para identificarem nas fezes dos seus animais!

Como vocês podem ver, o cocô da Sarita estava gelatinoso e com um pedação de plástico! Ela fez cocô assim duas vezes, mas não parou de comer nem teve nenhum sintoma de obstrução. A primeira coisa que fiz ao ver essas fezes foi oferecer ração pra Sarita e ela comeu bastante! Também bebeu muita água e continuou agindo normal. Então no caso dela o plástico entrou e saiu. Mesmo que ainda tenha um pedaço de plástico dentro dela ele deve sair normal na próxima vez que ela for no jornal.

Mas então eu precisava descobrir o que ela comeu! Procurei pela casa e encontrei embaixo da cama, lugar onde a Sarita reúne seus "tesouros" ( rsrs ) esse saco plástico rasgado.


Essa cadelinha é muito sem vergonha mesmo... Hehe 
Mas eu amo mesmo comendo tanta porcaria! Espero que ela esqueça os sacos plásticos daqui pra frente.

Texto e Imagens: Vivian Roncon

Comentários

  1. Tem que tomar muito cuidado... Meu spitz teve problemas com isso e precisou passar por cirurgia! :(

    ResponderExcluir
  2. PRECISO DE AJUDA!!!
    meu cao esta com a barriga muito inchada ja a 3 dias depois d ter comido saco plastico.ele continua a comer e faz coco mas a barriga continua muito inchada tanto que ele nao se consegue deitar na posicao que sempre se deitou.ele esta a tomar lasix por causa da retencao d liquidos receitado pelo vet.e eu desta vez nao tenho possibilidade de o levar novamente.ha alguma coisa que possa dar ao meu caozinho?nao consigo ver o bixinho assim a sofrer e so posso ir ao vet no fim do mes.ajudem me pf.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sergio, se ele comeu plastico e ficou um pedaço dentro dele só cirurgia vai tirar... mas barriga inchada pode ser sinal de vermes tambem. tenho aqui no blog, uma das ultimas postagens aqui, sobre vermes e vermífugo. lá tem imagem de fezes de cachorro com verme. se o seu estiver com as fezes daquele jeito (com a presença de algo gelatinoso, amarelo ou vermelho), remela e muito sono, pode ser verminose! ai ele vai precisar tomar um vermifugo e expelir as vermes.

      espero que seja só verme!
      vivian aqui

      Excluir
  3. Meu labradorzinho comeu o plastico que envolve uma garrafa pet, comeu 2x ração e vomitou muito, vomitou até um pedaço de plastico, ele come e bebe normalmente, está desinquieto, choraminga meio ofegante, está expelindo com menas frequência mais não expeliu mais plastico, porém a barriguinha dele está inchada. Preciso de ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. everton, fazer coco com plastico nao é serio, mas vomitar plastico é serio sim. pq é sinal que o plastico nao desceu e ficou no estomago do cachorro. no seu caso só um vet pode ajudar! se o plastico enrolou dentro dele só cirurgia para remover

      Excluir

Postar um comentário