Xixi e Cocô no lugar certo!

Ensinar o cachorro a fazer as suas necessidades no lugar certo é uma das principais preocupações dos donos, principalmente se for um filhote recém-chegado. Só que muita gente não sabe que existem diversos motivos para o animal fazer xixi ou cocô no lugar errado.

Então vou falar um pouco de cada caso para que você descubra qual é o do seu cão e possa resolver o problema, ok?

Em primeiro lugar, para ter sucesso no treinamento em qualquer treinamento com cães é preciso saber como funciona a mente deles, pensar como um cachorro. Tudo o que ele entende tem que ser associado a ação e reação. Quando fizer algo certo ganha carinho, petiscos e elogios. Quando fizer algo errado deve levar um NÃO (seco e firme) ser ignorado ou deixado sozinho no cômodo por alguns minutos. O pior castigo para um cachorro é ser ignorado ou excluído da sua matilha.
Vamos aos tipos de xixi?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

• XIXI DE FILHOTE


Um filhote de cachorro é como um bebê humano, ambos não conseguem segurar nem xixi nem cocô na bexiga por muito tempo. Os músculos que compõe a área excretora dos filhotes ainda é muito fraquinha e ele nao tem força para segurar. Sendo assim, quando sentir vontade ele simplesmente vai fazer o xixi ou cocô onde estiver.

Como os flhotes aprendem super rápido, você deve fixar o local para ele usar de banheiro e deve ter vigilância constante. O filhote vai fazer xixi ou cocô depois de acordar, comer ou fazer exercícios, então, principalmente nessas horas, você deve ficar de olho e se ver que ele vai se aliviar carregue-o e o coloque no lugar certo. Lembre-se de sempre dar os parabéns para ele assim que terminar de fazer o xixi ou cocô. A memória deles é curta para a recompensa, então terminou = levou os parabéns.

Você sabe que o filhote está querendo usar o banheiro quando começar a cheirar o chão enquanto anda, procurando um lugar com cheirinho legal para fazer as suas necessidades em cima. Ao encontrar o lugar ele irá rodar algumas vezes antes de começar, então este é o momento de carregar ele e levar até o lugar certo.

As vezes, como o músculo é muito fraquinho, o filhote faz xixi sem cheirar ou rodar, simplesmente faz. Lembre-se de nunca brigar com ele, pois ele não vai entender o motivo da briga. Você só pode reclamar dele ter feito xixi no lugar errado quando ele já souber o lugar certo de fazer! E agora ele ainda não sabe isso.

Quanto mais novinho, mais ele irá acertar e errar o lugar do xixi, mas conforme ele for crescendo vai aprender direitinho. Se você estiver ensinando ele a usar o jornal como banheiro, no início deve encher de jornal pelo chão, aumentando a chance dele usar um jornal ao invés do chão, e conforme ele for aprendendo você pode ir diminuindo a quantidade até deixar apenas uma folhinha.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

• XIXI DE ESTRESSE


Acontece em cães mais velhos e que já sabem onde é o local certo de fazer xixi, mas mesmo assim começam a usar o lugar errado. São cães que sofrem de uma hora para outra um grande estresse em suas vidas e é preciso que o dono encontre o motivo deste estresse para corrigi-lo. Exemplos típicos de coisas que podem provocar este estresse são são: mudança de casa, chegada de um outro animal, chegada de um bebê, ausência prolongada de um dos donos, etc.

Nesses casos você irá precisar retomar o treinamento básico de filhote e reiniciná-lo o local do banheiro. Logo ele deve retomar os hábitos normais e se acostumar novamente com a casa e o ambiente.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

• XIXI DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO


É outro tipo de xixi causado por estresse, só que nesse caso o estresse não é decorrente de algo que aconteceu no momento... É um estresse contínuo que acompanha o cão ao longo da vida.
Conhecemos um cão que sofre de ansiedade quando ele segue o dono por todos os cantos da casa, vive querendo colo ou chorando por atenção e se desespera quando precisa ficar sozinho. Esse é um cão inseguro e ansioso que precisa ser tratado.

Não existe como tratar o cachorro a não ser ensiná-lo que as vezes ele precisará ficar sozinho em casa. Que os donos vão sair, mas vão voltar e ele não precisa se desesperar.Todos os dias o dono deve ir deixando o cão sozinho, cada dia por um pouquinho mais de tempo até que ele comece a não se desesperar tanto cada vez que o dono sai de casa.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

• XIXI DE SUBMISSÃO

É aquele xixi que o cachorro faz de felicidade quando vê alguém. Então não fique bravo com ele! Ele só está mostrando que gosta muito de você e o respeita demais.
Esse tipo de comportamento tende a ir diminuindo aos poucos até sumir, quando o cão começar a ser menos submisso e mais confiante.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

• XIXI DE MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO

Exatamente como um adolescente, o cão quando chega aos 8 meses +/- começa a marcar território. É um jeito de desafiar os donos e infringir as regras da casa. Ele começa a fazer xixi e cocô em locais bem visíveis e incômodos... Um modo de dizer "Ei! Estou aqui."

É nessa época que o cão começa a aflorar os hormônios e a fazer xixi com a patinha levantada. Ele começa a não despejar todo o xixi de uma vez e sim aos pouquinhos, guardando um pouco de urina para o próximo lugar. E se engana quem pensa que apenas os machos marcam território!

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

• XIXI DE INCONTINÊNCIA URINÁRIA

Quando o cão atinge uma certa idade, eles podem ter incontinência urinária e param de conseguir segurar o xixi. Ele começa a fazer xixi onde estiver e ao contrário da marcação de território, o cão não faz só um pouquinho de xixi, despeja tudo que tem na bexiga. (claro, que se ele tiver pouco xixi, vai sair pouco xixi!)

Nessa idade ele precisa que o dono tenha muita paciência, pois não é um problema de comportamento, é um problema físico. E os humanos passam pela mesma coisa quando atingem a terceira idade.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Independente da causa do xixi, você deve manter o ambiente muito limpo, sem cheiros de xixi ou cocô, para evitar que eles pensem que ali é mesmo um banheiro. Se ficar com cheiro de xixi, outros animais da casa podem fazer xixi no mesmo local para sobrepor o cheiro e aí o caos estará instalado na sua casa.

Comentários