Padrão da Raça



-=-=-  CABEÇA  -=-=-

REGIÃO CRANIANA: Cabeça de tamanho médio; vista de cima parece mais larga em sua parte posterior e diminui, em forma de cunha, até a ponta do nariz.

-=-=-  REGIÃO FACIAL  -=-=- 
-Trufa: redonda, pequena e de cor preto puro; marrom escuro em Spitz marrons.
- Focinho: não muito longo e harmoniosamente proporcionado ao crânio. (No Wolfspitz/ Keeshond (Spitz Lobo), nos Spitz grande e médios, a relação entre o comprimento do focinho para o do crânio é de aproximadamente 2:3; no Spitz pequeno e no Spitz anão é de aproximadamente 2:4).
- Lábios: não são exagerados, bem aderentes ao maxilar e não formam nenhuma ruga nas comissuras labiais. São inteiramente pretos nos Spitz de todas as cores; marrons nos Spitz marrons.
- Maxilares / Dentes: os maxilares são normalmente desenvolvidos e mostram uma completa mordedura em tesoura, com 42 dentes correspondendo à fórmula dentária.
- Bochechas: são delicadamente arredondadas, sem serem protuberantes.
- Olhos: de tamanho médio, de forma alongada e ligeiramente oblíquos e escuros. As pálpebras são pretas em todas as tonalidades de cores; menos nos Spitz marrons onde elas são de cor marrom.
- Orelhas: pequenas, inseridas altas e relativamente próximas uma da outra, triangulares e pontudas. Elas são sempre portadas eretas, rígidas na ponta.


PESCOÇO: de comprimento médio, é largo na inserção entre os ombros; ligeiramente arqueado, sem barbelas e coberto por uma pelagem espessa e profusa que forma uma grande juba.

TRONCO
- Linha superior: começa na ponta das orelhas portadas eretas e prolongase numa suave curva com o dorso curto e reto. A cauda espessa, vasta, que parcialmente cobre o dorso, arredonda a silhueta.
- Cernelha / Dorso: a cernelha alta desce imperceptivelmente dentro do dorso o mais curto possível, reto e firme.
- Lombo: curto, largo e forte.
- Garupa: larga e curta, sem ser caída.
- Peito: profundo e bem arqueado; o antepeito bem desenvolvido.
- Linha inferior: a caixa torácica alcança o mais profundo possível; o ventre tem somente um ligeiro esgalgamento.

CAUDA: inserida alta e de tamanho médio. Projetase para cima e curvase sobre o dorso, reta desde a raiz. Deita-se firmemente sobre o dorso e é coberto por uma pelagem bem emplumada. Uma curva dupla na ponta da cauda é permitida.

-=-=-  MEMBROS ANTERIORES  -=-=-
- Geral: retos, com a frente mais larga.
- Ombros: a escápula é longa e bem colocada para trás. O braço, que é aproximadamente do mesmo comprimento, forma um ângulo de 90° com a escápula. Bem musculosos e firmemente conectados ao tórax.
- Cotovelos: articulação forte, próximos ao tórax e não virando nem para dentro nem para fora.
- Antebraços: de comprimento médio em relação ao corpo; fortes e completamente retos. A parte de trás do antebraço é bem franjada.
- Metacarpos: fortes, de comprimento médio e forma com o antebraço um ângulo de 20° com a vertical.
- Patas anteriores: tão pequenas quanto possível, redondas e fechadas, chamadas “pés de gato” com dedos bem arqueados. Unhas e almofadas são pretas em todas as variedades de cores, contudo são de cor marrom escuro nos cães marrons.

-=-=-  MEMBROS POSTERIORES  -=-=-
- Geral: os posteriores são muito musculosos e abundantemente franjados até os jarretes. As pernas posteriores são retas e paralelas.
- Coxas e Pernas: são aproximadamente do mesmo tamanho.
- Joelhos: de articulação forte, com uma angulação somente moderada; em movimento, não viram nem para dentro nem para fora.
- Metatarsos (Jarretes): de comprimento médio, muito fortes e verticais ao solo.
- Patas posteriores: tão pequenas quanto possíveis, bem fechadas com dedos bem arqueados, chamadas “pés de gato”. As almofadas são resistentes. A cor das unhas e das almofadas são tão escuras quanto possível.

MOVIMENTAÇÃO: move-se reto, para a frente com boa propulsão, fluente e elástica.

PELE:
a pele cobre o corpo firmemente sem nenhuma ruga.

PELAGEM: o Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pêlo externo é longo, reto e separado; o subpêlo é curto, grosso e lanoso. Cabeça, orelhas, parte da frente dos membros anteriores e posteriores e as patas são cobertos por pêlos curtos e espessos (aveludados ). O resto do corpo tem uma pelagem rica e longa. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso. Pescoço e ombros são cobertos por uma abundante juba. A parte posterior dos membros anteriores é bem franjada, as pernas posteriores têm franjas abundantes da garupa até o jarrete. A cauda é espessa.

-=-=-  COR  -=-=-

a) Wolfspitz / Keeshond (Spitz Lobo): cinza sombreado.
b) Spitz grande: preto, marrom e branco.
c) Spitz médio: preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
d) Spitz pequeno: preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores.
e) Spitz anão (Pomerânia): preto, marrom, branco, laranja, cinza prateado, outras cores.

Spitz preto: o subpêlo e a pele devem ser pretos também e a pelagem de cobertura deve ser um preto brilhante sem nenhuma marca branca ou de outra cor.

Spitz marrom: deve ser uniformemente marrom escuro.

Spitz branco: deve ser branco puro sem nenhuma sombra de amarelo em particular, que muitas vezes aparece, especialmente nas orelhas.

Spitz laranja: deve ser uniformemente de cor laranja sólido no corpo todo.

Spitz sombreado de cinza / Keeshond (Spitz Lobo): o sombreado cinza é um cinza prateado com as pontas dos pêlos pretas. Focinho e orelhas de cor escura, ao redor dos olhos o sombreado é bem definido, como óculos revelados por delicadas pinceladas delinhas pretas partindo do canto externo dos olhos para o canto mais baixo da orelha, junto com marcas defi nidas e sombreadas formando uma expressiva sobrancelha; uma juba e um colar sobre os ombros mais claro; anteriores e posteriores sem nenhuma marca preta sob os cotovelos ou joelhos, exceto por ligeiras pinceladas pretas nos dedos; ponta da cauda preta; abaixo da cauda (face ventral) da cauda e culotes em cinza prateado pálido.

Outras cores de Spitz: o termo “outras cores” cobre todos as nuanças de cor, como: creme, creme areia, laranja areia, preto e fogo e particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.

TAMANHO / PESO:
Spitz Pequeno: 26 cm +/3 cm.
Spitz Anão / Pomerânia: 20 cm +/2 cm. (Cães abaixo de 18 cm são indesejáveis.)

FALTA: qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

-=-=-  FALTAS GRAVES  -=-=-

· faltas na estrutura.
· cabeça muito plana; distinta cabeça de maçã.
· trufa, pálpebras e lábios cor de carne.
· no Wolfspitz/Keeshond (Spitz Lobo), Spitz grande e médio, ausência de dentes.
· faltas na movimentação.
· nos Spitz sombreados de cinza, falta das marcas características nas faces.

-=-=-  FALTAS ELIMINATÓRIAS  -=-=-

· agressividade ou timidez excessiva .
· fontanela (moleira) aberta.
· prognatismo superior ou inferior.
· entrópio ou ectrópio.
· orelhas semieretas.
· manchas brancas defi nitivas em todos os Spitz não brancos.

NOTA: os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.

Comentários