Pesquise aqui

Custom Search

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O choro de filhote! O que fazer?

Não tem quem não se encante com um filhote. Por mais que você seja durão, um filhote pode amolecer seu coação. É importante também lembrar que ele não passa de um bebê, como um bebê humano. Inofensivo, sem entender das coisas, com as mesmas necessidades de um bebê humano e que precisa de muita atenção e cuidados.

Tudo o que ele sempre teve na vida foi a mãe e os irmãos. É normal que ao ir para a sua casa ele estranhe e sofra com a falta da família. Por isso é preciso ter paciência e ser compreensível com o filhote. Imagine o quão assustado e desamparado ele está antes de se irritar com choros, mordidas...

-=-=-  O CHORO DO FILHOTE
Todo filhote, inclusive humano,chora para que a mãe venha lhe socorrer. O som do choro mexe com o psicológico dos adultos, principalmente das mães que se desesperam pelos filhotes. Esse comportamento é notado até mesmo nas mulheres quando noivem o choro de um bebê. Nos cães não seria diferente! Ele chora para pedir comida, segurança, calor, atenção... E se está sem a mãe, pai ou irmãos, é de se esperar que ele vá chorar muito chamando por eles. O filhote está em um lugar estranho, com cheiros e pessoas estranhas. 

-=-=-  O PAPEL DO NOVO DONO
Logo de início, tente não deixar o filhote sozinho. Ele precisa sentir a presença de pessoas para não entrar em pânico. Não adianta trancá-lo em um banheiro e dizer "deixa ele chorar que ele aprende". Sim, ele aprende, mas vai aprender e ficar com um trauma, o que nós não queremos.

-=-=- COMO AGIR
É importante saber que nós primeiros dias todos os filhotes irão chorar e todos os donos irão dormir mal durante a noite. Então ao pegar seu bebê, já esteja preparado para passar algumas noites difíceis até ele se acostumar com você e com o lugar. Quando o filhote chorar, não adiante ir vê-lo e depois ir embora. Se o largar sozinho ele voltará a chorar! E broncas não irão adiantar também. 

Você deve:
Fazer companhia ao filhote para que ele não se sinta sozinho. Quando ele chorar não o pegue no colo! Você pode carregar o filhote e até dormir com ele no colo, desde que não faça isso quando ele estiver chorando. Caso contrário ele vai entender que sempre que chorar ganha colo. Algumas pessoas dormem no chão ou com um pé ou uma mão no chão, para que o filhote veja que o dono está ali e possa se encostar nele. Não deixe seu bebê passar frio também! Coloque algum pano ou lençol no chão, mas se o filhote quiser ir dormir na cerâmica, respeite a vontade dele. O importante é que se ele sentir frio tenha um lugar quente para ir deitar. Deixe brinquedos espalhados no chão para ele brincar se acordar no meio da madrugada. Lembre de nunca dar nada a ele quando ele chorar. Se ele estiver chorando você ignora... Se brincar com ele, pegar no colo, fize carinho quando ele estiver chorando. Ele só irá chorar mais e mais! E se resolver colocar ele para dormir já cama com você, lembre-se que ele vão fazer xixi nela e que precisa estar de coleira para não cair.

-=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=-  -=-=- 

Quanto mais novo o filhote for, mais difícil para ele serão os primeiros dias. No geral após o 3o dia no máximo o bebê deve parar de chorar. Se o filhote for muito novinho, irá chorar mais. Se você pegou um filhote já crescido deve ser mais fácil. O importante é não deixar o bebê cair da cama e nao deixá-lo aprender que pode chorar para ganhar as coisas. Por mais que você ache que ao dormir no chão com o filhote você o estará mimando, nos primeiros dias isso é importante para que ele aprenda a confiar em você e lhe ver como membro da família dele. Esses pequenos atos nós deixam mais próximos deles, que serão nossos amigos por mais de 10 anos.

Texto: Vívian Roncon

Nenhum comentário:

Postar um comentário