SOL - Benefícios e Problemas

OS BENEFÍCIOS DA LUZ SOLAR AOS ANIMAIS

O sol da manhã, que tem um tom amarelado, tem muitos raios ultravioletas, age como um tipo de desinfetante principalmente contra ácaros e parasitas e ajuda a manter a saúde dos brônquios e pulmões. Mas cuidado com a incidência desse sol da manhã, pois os raios dele podem manchar tecidos e plásticos, inclusive gaiolas e bebedouros. O sol alaranjado da tarde tem muitos raios infravermelhos, que aquecem e podem queimar. Esse sol da tarde nunca deve ser pego diretamente pois pode prejudicar os olhos e a pele dos animais. 



A luz solar é importante para manter tanto a saúde física como emocional dos homens e animais. Quando o raio de sol passa pelos olhos, é enviado ao cérebro uma sensação de prazer, cerotonina. Por isso tantos os humanos quanto os animais são mais felizes quando tem contato com a natureza. Se o animal viver preso dentro de casa, sem pegar sol nunca e sem acesso a janelas, pode se tornar um animal triste e estressado. Sem contar que é importante que os bichos vejam o sol nascer e se por para terem noção de tempo e saberem a hora de dormir, comer, brincar, etc. Se os animais não sabem quando amanhece e quando anoitece eles ficam desequilibrados física e mentalmente. 

A luz solar da manhã também tem função bactericida, ajudando a manter a pele saudável e agindo contra dermatites. Os cães que estão com problema de pele, além do medicamento indicado por veterinário, devem tomar banhos de sol matutinos para ajudar a curar mais rápido.


LUZ SOLAR E A VITAMINA D

A luz do sol faz com que o corpo produza vitamina D. Então animais doentes ou debilitados precisam pegar um pouco de sol pela manhã para aumentar as taxas de vitamina D. Viroses que melhoram com suplementos vitaminicos também podem diminuir com o banho de sol do cachorro pela manhã! Nos casos de cinomose ou parvovirose, a vitamina D ajuda o animal a reagir e vencer o vírus.

A vitamina D é indispensável para o organismo e é responsável pela absorção do cálcio, ajuda do o animal a ter dentes e ossos fortes e saudáveis! O banho de sol ajuda muito principalmente na infância e adolescência do cachorro, quando os ossos estão se formando e firmando.

Os raios solares estimulam o corpo a produzir a vitamina D, que age de diversas formas no corpo:
- Aumenta a imunidade
- Fortalece os ossos
- Melhor desenvolvimento embrionário
- Inibe o câncer 



PASSEAR É BOM E TODO CACHORRO GOSTA!

E o sol é o principal motivo de preferir passear pela manhã. Porque além da felicidade trazida pelo passeio em si (por ver pessoas, animais, carros...), o cachorro recebe a sensação prazerosa dos raios solares que passam pela retina e mandam mensagens de felicidade ao cérebro. Lógico que você passeia com o seu cachorro no horário que você pode passear, mas lembre disso e comece a aproveitar quando puder levá-lo para passear pela manhã! 


DÊ AO CÃO A OPÇÃO DE PEGAR SOL

Os raios de sol trazem tantos benefícios que o cachorro sente necessidade de pegar sol pelo próprio instinto. Como na natureza os caninos usam o sol para equilibrar a saúde da pele e a quantidade de parasitas, os cães domésticos sentem a mesma vontade. 

Se você mora em um terreno que tenha quintal ou jardim, deixe que o cão possa ir pegar sol de sentir vontade. Mas se você mora em uma residência fechada, veja se em alguma janela costuma entrar os raios de sol da manhã. Mostre ao seu cão que ali entra sol e comece a deixar a cortina dessa janela sempre aberta, para que ele possa deixar ali se tiver vontade. Eu moro em apartamento, mas a Sarita tem a janelinha dela de pegar sol!

Como bons pais, devemos buscar sempre a felicidade dos nossos filhos, né? E o sol realmente traz muita felicidade aos cães!


PROBLEMAS / QUEIMADURAS

• OLHOS
Eu já disse que o sol da tarde queima, mas não custa nada explicar melhor a respeito, né? Do mesmo jeito que o sol pode machucar a nossa pele e nos cegar, pode fazer isso com os cães! Sol forte nos olhos pode danificar irreversivelmente as córneas e retinas, cegando o animal. Nessas horas o boné ou chapéu para cães não é apenas um enfeite. Você pode usar para ajudar a proteger os olhos do seu animal. Além dos bonés, agora também existem óculos de sol para cães! Pouco encontrados no Brasil, mas facilmente encontrados em lojas virtuais.


• PELE
E os raios de sol agem da mesma forma na pele dos cães e na nossa. Se o sol nos bronzeia e queima, fará o mesmo com os cachorros e gatos. Animais de pêlos longos correm menos risco de queimaduras de pele, porque a pelagem protege um pouco. Mas os cães de pêlos curtos ou tosados podem se queimar muito facilmente. Quando o cachorro ficar preso no quintal ele deve ter um canil com sombra e água em temperatura ambiente para se refrescar. Mas se for um dia atípico, como um passeio em família onde o cachorro vai junto, se ele tiver pelos curtos você deve passar protetor solar. Sim, o mesmo protetor usado em pessoas ou um protetor específico para cães! Passe principalmente mas costas e cabeça do cachorro. Assim se o sol estiver muito forte ele estará protegidos! Cães de pele clara também são mais atingidos que os cães de pele cinza. 



• PATAS
O cachorro também pode queimar as almofadas das patas! Lembre-se que você usa sapatos, mas ele não. Andar na grama embaixo de sol é muito gostoso, mas andar em cimento, asfalto ou areia, pode queimar as patas do seu animal! Então se precisar sair de casa com ele embaixo de sol forte, procure fazê-lo passar por locais de sombra ou de grama. 

Passear com os cães no sol quente é muito complicado. Principalmente se for uma caminhada longa e o piso esquentar muito. As queimaduras podem ser bem sérias e deixar o animal muito tempo sem andar. Então por favor, pense nisso quando for sair com seu cachorro! Sapatinhos também são bem-vindos e ajudam a proteger as patas dos animais.


Texto e fotos da Sarita: Vívian Roncon
Imagens: 

Comentários