Gravidez Psicológica

INSTINTO DE REPRODUÇÃO 
Todas as fêmeas nascem com o instinto e a intenção de serem mães. Parece que elas vieram ao mundo para esse fim. Algumas fêmeas vivem bem sem nunca cruzar ou ter filhotes, mas algumas em especial tem uma enorme necessidade de terem filhotes. Isso pode piorar se você tiver mais de uma fêmeas juntas e uma delas emprenhar. A outra pode querer roubar os filhotes alheios, tentar dar de mamar ou ter uma gravidez psicológica.


SINTOMAS DA GRAVIDEZ PSICOLÓGICA
Os sintomas da gravidez psicológica são os mesmos de uma gravidez comum. O único detalhe é que sua fêmea não cruzou! 
Os sintomas são:
- Muito xixi
- Muito sono
- Aumento das mamas
- Sair leite das tetas
- Aumento da barriga
- Ficar carinhosa além do normal
- Cuidar de brinquedos como se fossem filhotes
- Tentar amamentar ou dar ração para brinquedos
- Fazer ninho para brinquedos
- Adotar o filhote de outros cães ou animais


O QUE FAZER
A primeira coisa é ter certezas que ela realmente não está grávida. Lembre-se que existem casos de fêmeas cruzarem em petshops quando vão fazer banho e tosa (por isso no cio sua fêmea não deve sair para lugar nenhum). Também tem casos de fêmeas que colocavam o bumbum na grade da casa para que os vira-latas pudessem cruzar com ela e até machos pulando o muro pelo cheiro do cio. Então é preciso levar ao veterinário para que ele diga que realmente não existem filhotes na barriga dela.


TRATAMENTO
O veterinário vai dar o melhor tratamento possível para o seu caso. Se sua cadelinha estiver com leite nas mamas ele deve receitar um remédio para secar o leite sem deixar ele empedrar (endurecer dentro dela). Também pode ministrar hormônios para equilibrar esse distúrbio causado pela gravidez psicológica. Fêmeas castradas ou velhas não costumam ter gravidez psicológica, mas podem sim querer criar filhotes alheios ou brinquedos.

Texto: Vívian Roncon

Comentários