Comendo a ração de outros animais

Se você já tem um spitz vai concordar comigo. Se você ainda não tem o seu, precisa saber: eles caçam porcaria pra comer! Vão sempre estar tentando entrar na cozinha para pegar migalhas, cão comer qualquer besteira que caia no chão... E os spitz alemão são bem complicados de se criar quando você tem outros animais em casa.

RAÇÃO DE AVES / ROEDORES
Eles amam. AMAM! Eu acredito que no caso da Sarita, ela é alucinada pela ração dos gerbils (gerbilecia.blogspot.com.br) pelo cheiro de frutas. Ela ataca principalmente o saco com sementes de girassol e amendoins! Aqui em casa não podemos nos distrair um minuto que a Sarita vai na sacada procurar e alguma semente caiu fora das gaiolas.

O DIA DA DESTRUIÇÃO
A ração dos outros animais lá em casa ficam todas guardadas em potes fechados à prova de Sarita! Mas um dia esquecemos em cima de uma cadeira o pacote fechado dentro de um saco plástico em uma cadeira nó quarto. Fomos trabalhar e Sarita ficou sozinha! Ao chegar em casa encontramos essa cena: 


Ela achou o saco, puxou pro chão. Arrastou pra sala, rasgou o saco e a embalagem da ração, catou SOMENTE os amendoins com casca, abriu as cascas e comeu apenas os amendoins. Tinha casquinha de amendoim até no teto! A foto não mostra, mas o sofá estava coberto de sujeira. Sarita espalhou o lixo pra todos os lados e como ficou sozinha a manhã toda, comeu MUITOS amendoins. Eu calculei que ela tenha comido uns 500gr.

A REAÇÃO DOS DONOS
Lógico que quando chegamos ela veio toda feliz fazer festa, mas nessas horas é preciso dar um "gelo". Brigamos com ela (apenas com palavras e gestos) e depois eu a coloquei de castigo no quarto com a porta fechada. A percepção dos cães é rápida e de 20 segundos a 1 minuto é o suficiente para ele entender o castigo ou o "gelo". Então deixei ela sozinha no quarto enquanto limpava a casa. Varremos, passamos escova no sofá, sacudimos coberta, coloquei a ração no pote e só depois soltei a Sarita. Como sempre após um castigo, ela saiu do quarto com o rabinho baixo e as orelhas pra trás.  Nessa hora você ainda não perdoa ela, é preciso esperar o cachorro pedir desculpas! E eles fazem isso assim, se encolhendo, te olhando nos olhos e pedindo carinho. Ao fazer isso você pode perdoar, pegar no colo, beijar, e tudo mais o que você quiser! Sarita perdoada.

AMENDOINS NO COCO
Foi muito instantâneo. Bastou soltar a Sarita do quarto e ela já foi pro jornal fazer coco. E ela não fez um não! Fez uns seis cocos, apenas durante a tarde. Por 3 dias ela ficou fazendo esses cocos que eu apelidei carinhosamenente de cocos pé de moleque... Kkkk (desculpem pela imagem! Mas eu precisava compartilhar isso)


Cocozinhos lotados de amendoins! Por um lado isso foi muito bom. Vi ela que não comeu casca, engoliu os amendoins inteiros e eles saíram inteiros. Ou seja, o meu medo que era dela se intoxicar não aconteceu, porque ela não digeriu os amendoins. 

PROBLEMAS DENTÁRIOS 
Acontece que como a dona Sarita ama a ração de roedores e ela é doce, acaba comendo um ou outro grão escondida e eles se prendem ao dente. Com isso a Sarita começou a ter placa bacteriana, início do tártaro. A veterinária recomendou uma pasta especial para cães e agora ela tem que escovar os dentes 3 vezes por semana! Além de ficar terminantemente proibida de ir na sacada, pra não ter perigo de roubar uma semente de lá.

Texto e Fotos: Vivian Roncon

Comentários