Ossinhos e Dentes

A saúde dental é muito importante para um cão. Se ela for ruim, o cão começa a ter mau hálito, inflamações nas gengivas, dificuldade para comer, emagrecimento, lágrimas ( sim! Problemas dentários também provocam lágrimas em cães e gatos, pois a secreção sai pelo duto lacrimal do animal )


Para cuidar dos dentes do seu cão você precisa ficar atento: 
  • Todos os dentes de leite caíram? Se não caíram precisam ser extraídos pelo veterinário.
  • Nasceram os dentes definitivos no lugar dos de leite?
  • Nunca dê doces aos seus animais! Cachorro só deve comer comida feita para cachorro ou frutas e legumes ( verifique nesse blog a lista de vegetais permitidos )
  • Que ração ele come?
  • Algum acumulo de tártaro? Se sim, precisa fazer uma limpeza no veterinário.

Aí existem algumas coisas que devemos fazer para manter os dentes do cão saudáveis.



-_-  ESCOVAR OS DENTES  -_-
Apenas com pasta de dente para cães! A de humanos é muito forte e pode machucar tanto a gengiva como o estômago do cachorro. Lembre-se que ele vai engolir a pasta. É legal comprar uma escovinha de dentes para cães, em formato de dedal ou não. 



Se não conseguir uma, pode usar uma escova de dentes velha. A escavação não deve ser todos os dias, no máximo 1 vez por semana, e tente não traumatizar seu cão para que ele não fuja sempre que ver a escova. Não se usa fio dental em animais! Não custa nada reforçar isso, né? Para limpar os dentes do seu animal, você também pode usar um dedo enrolado em gaze. A imagem abaixo é demonstrando o uso da dedeira e foi retirada do Google.


-_-  OSSINHOS PARA ROER  -_-
Todo mundo que é pai de cachorro sabe que existem milhares de modelos de ossinhos! Pois bem, procure os ossos mais simples possíveis para esse fim! Não adianta comprar ossos com tiras de bacon, com massinha colorida dentro, coloridos artificialmente ( tem uns aí que são laranja, verde, azul....). Procure por palitinhos brancos normais, ossinhos de nó brancos ou ossinhos especiais para a limpeza dos dentes. Alguns são especiais para limpeza e vem com formato próprio para massageie as gengivas.

~ OSSO DE NÓ
São aqueles brancos e duros. Alguns possuem uma tira de couro sabor bacon dentro, mas é melhor dar do osso branco simples como este da foto.


Esse é o com tira defumada dentro. Acabam dando mau hálito ao cachorro e podem fazer mal à flora estomacal de filhotes e cães sensíveis. Não recomendo para spitz, apenas para cães grandes.


Conforme o cão lambe e rói o osso vai ficando mole no lugar. É aí que ele vai começar a comer. Verifique se seu cão vai ficar com o osso muito tempo ou se vai começar a roer e só parar depois de comer ele inteiro! Sarita é assim: ganhou osso acabou a vida. Ela não faz mais nada enquanto não comer o osso inteiro e por isso passa mal e acaba vomitando o osso depois.


Por isso, quando a Sarita ganha um osso de nó nós deixamos ela roer um pouco e depois tomamos e escondemos o osso para outro dia.

~ OSSO PARA LIMPEZA
Esses são os melhores. Mais difícil de roer e demora mais tempo para que o cachorro consiga comê-lo. Ele limpa mesmo os dentes e existe com sabor menta para deixar um hálito bom no cão. O Keldog Dental é o melhor de todos e custa entre 2 e 3 reais, além de existir pacotes grandes com mini ossinhos de limpeza. Como a Sarita não tem limites, eu também deixo ela roer metade do osso e depois escondo para dar no dia seguinte. Caso contrário ela nem come ração, fica só no ossinho.x



~ OSSO PALITO
Eles são ótimos como petisco. Não limpam os dentes de cães grandes, mas nos cães pequenos funcionam bem. Os fininhos servem como guloseima e os mais grossos servem para limpar os dentes, MAS CUIDADO!

SÓ DÊ OSSINHO PALITO PARA O CÃO QUANDO ESTIVER DE OLHO NELE!
Isso porque quando o osso está no final o cachorro coloca ele inteiro na boca para mastigar e engolir. Não são raros os casos de cães que engasgam com o final do osso palito, que fica atravessado na garganta e pode matar se não for removido a tempo!


Sempre compre os ossinhos BRANCOS! Os marrões tem sabor de carne e deixam o cão com mau hálito além de acostumar o animal ao gosto da comida de humanos, podendo dificultar o uso da ração no futuro. Esses ossos com sabor também costumam ser muito fortes e pode. Fazer mal à flora dos filhotes e cães sensíveis. Os ossinhos sem cheiro ou gosto, mas que são COLORIDOS também devem ser evitados por cães claros. Geralmente o corante do osso solta e pinta os pelos do pescoço e patas do cão! Eu de qualquer forma só dou os brancos porque é sempre bom evitar corantes e coisas muito artificiais.


~ OSSO NA FORMA DE SAPATO
Esses ossos nem deveriam existir! Nunca dê um osso em formato de sapato ou sandália para seu cão, independente do tamanho dele. Se o cão acostumar com a forma, você nunca vai conseguir ensinar para ele que OS SEUS sapatos não são para roer e o osso sim. O cachorro acostuma e começa a roer todos os sapatos que ver... Fazendo as pessoas da casa ficarem do raiva, brigarem, baterem e as vezes se livrarem do cão. Tudo por culpa do próprio dono.


~ OSSOS DEFUMADOS
Eles só servem para cães grandes. São ossos de verdade de boi ou porco que possuem carne defumada. Eles tem cheiro e gosto fortes demais para cães pequenos. O cachorro fica inteiro co. Cheiro de carne defumada e pode deixar de querer comer ração depois. Então não faça o teste... Ossos assim apenas para cães de grande e gigante porte.


-_-  QUAIS OS PROBLEMAS DE OSSOS COM SABOR OU AROMA DE CARNE?  -_-
Não existe problema para cães grandes que ficam fora da casa, mas para cães pequenos como os spitz alemão, shitzu, lhasa apso, yorkshire, maltês, etc, eles são fortes demais. O cheiro forte do osso vai deixar os cães com hálito ruim e pelo sujo. Como estes cães de companhia costumam viver dentro de casa, subindo em sofás e camas, é ruim que eles fiquem fedendo a carne. 


O gosto forte e diferente do da ração vai aguçar a vontade do animal por comida humana. Quando você fizer um churrasco em casa ele fica louco! Mas se ele nunca provou carne ou petiscos com sabor artificial ele não sabe que aquilo é bom e não fica pedindo um pedaço. Sarita não come nada com sabor de carne que não seja a ração ou saches de comida. Justamente por isso ela nunca pede nenhuma comida quando estamos comendo. Muito mais saudável para o cão, menos dor de cabeça para os donos, ele nunca enjoará da ração e terá um hálito e cheiro agradável.

Texto: Vivian Roncon

AQUI TEM ALGUNS VÍDEO DA SARITA COM OSSINHOS

Comentários

  1. Comprei esse ossinho Keldog menta. O meu bebê vai fazer tres meses dia 30/04/2014, já posso dar esse ossinho pra ele ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thamyres! aqui é a vivian.
      pode dar pra ele sim. mas se ele nao parar de roer você deixa ele roer um pedaço e depois toma dele e esconde. a sarita, se eu deixar, roi ele até o osso acabar... e isso é ruim pq depois eles ficam sem fome. entao se ele ficar muito tempo roendo o osso você pega, esconde e devolve no dia seguinte.
      porque como ele é bebe o estomago ainda pode estranhar o material do osso se ele comer muito

      Excluir

Postar um comentário