Possíveis causas para a coceira na pele do cão

Coceira é algo complicado, pois quanto mais se coça, mais coça. E com cães isso pode chegar ao extremo do animal arrancar o próprio pelo ou até se machucar. Ele pode esfolar de tanto coçar e deixar em carne viva, sangrando. Então, nenhum tutor quer ver seu cão se coçando sem parar, né?

Mas então, por que será que seu cão se coça? O que está por trás da coceira constante do seu cão?

Normalmente, a coceira no cachorro é causada por uma condição médica chamada coceira alérgica. Isso significa que a pele do seu cão está reagindo a um alérgeno em algum lugar do ambiente.
Existem vários culpados em potencial:
  • Pulgas: Assim como as picadas de mosquito causam uma reação alérgica e coceira em humanos, as picadas de pulgas criam feridas irritantes para o seu pobre cão.
  • As picadas de pulgas podem ser encontradas em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nas patas traseiras, na base da cauda e na extremidade traseira, onde as pulgas normalmente gostam de se esconder.
  • Ambiental. Muitas reações alérgicas decorrem de gatilhos ambientais comuns, como pólen, esporos de mofo ou ácaros. Os alérgenos ambientais podem causar coceira durante certas estações ou mesmo durante todo o ano.
  • Comida: A coceira do seu cão pode ser um sinal de que sua dieta precisa de um ajuste. Alguns cães são alérgicos a ingredientes comuns de alimentos para cães, como carne bovina, frango e laticínios. Alergias alimentares para cães podem causar coceira na pele.
  • Infecções da Pele. Embora não seja tecnicamente uma alergia, infecções fúngicas e bacterianas podem ser uma causa de coceira e extremamente desconfortáveis ​​para os cães. A pele é muitas vezes vermelha e oleosa e pode ter um odor distinto.

Qualquer um destes pode causar desconforto para o seu cão. E, se não tratada, pode apresentar novos problemas. Quando um cão lambe ou coça uma área excessivamente, pode criar uma condição conhecida como ponto quente – pele vermelha, inflamada e escorrendo que é extremamente dolorosa.


Como tratar a coceira na pele do seu cão?

Como esses sintomas e problemas aparecem na pele, pode ser tentador tentar um tratamento sem receita de um veterinário ou remédio caseiro. No entanto, tratar a coceira do seu cão com uma solução sem receita ou em casa nem sempre é suficiente, porque muitos não tratam efetivamente a causa raiz.

As seguintes opções de tratamento estão normalmente disponíveis e podem oferecer algum alívio, mas podem não ser a opção certa se o seu cão necessitar de tratamento a longo prazo.
  • Shampoos e pomadas: A maioria dos tratamentos tópicos fornece apenas alívio temporário e não chega à raiz do problema. A pele de cada cão é diferente, e se o seu cão tem alergias de pele, ingredientes comuns nesses produtos vendidos sem receita podem realmente piorar as coisas.
  • Anti-histamínicos. Estudos mostraram que os anti- histamínicos geralmente não são eficazes no controle da coceira de alergias de pele porque não abordam a causa subjacente. Eles também podem deixar seu cão desconfortável, causando sonolência, respiração ofegante ou tremores.
  • Corticóides de prescrição. Os remédios prescritos por um veterinário podem ser eficazes na redução da coceira alérgica em cães, mas podem ter seus próprios efeitos colaterais desagradáveis. Cães com medicações prescritas muitas vezes experimentam aumento da micção, sede e ganho de peso.

Se você vir seu animal de estimação se coçando repetidamente em qualquer época do ano, consulte seu veterinário ou procure um dermatologista veterinário de confiança.

Dermatite Atópica Canina

A dermatite atópica canina é precipitada por alérgenos ambientais, como pólen, mofo e ácaros.

Existem medicamentos disponíveis para ajudar a aliviar essas reações alérgicas. Para problemas graves de pele , seu veterinário pode recomendar testes de alergia seguidos de terapia de dessensibilização.

Alergias a comida

É menos comum que os cães desenvolvam alergias a certos alimentos. A maioria dos cães com alergias alimentares é alérgica à fonte de proteína em seus alimentos, como frango ou carne bovina. Alguns cães são alérgicos a ingredientes de carboidratos como milho ou trigo.

Muitos cães com alergias alimentares se dão bem em dietas com ingredientes novos (algo que seu cão não foi exposto). Geralmente, esse tipo de alimento contém uma proteína principal (por exemplo, pato ou peixe) e um carboidrato principal (por exemplo, batata-doce).

Os melhores alimentos hipoalergênicos para cães requerem aprovação veterinária antes de serem comprados.




Comentários