História da Raça Lulu da Pomerânia - Spitz Alemão

O Spitz Alemão chegou à Europa trazido pelos Vikings. Foram mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450.
Ele é um cão que veio da linhagem de cães puxadores de trenó na Europa, em regiões como Lapônia e Irlanda. Os iniciais eram Spitz bem grandes e até gigantes, fortes e com uma pelagem que protegia do frio e geralmente na cor branca. Aos poucos foram sendo criados padrões menores até chegar ao pequeno que hoje chamamos Spitz Alemão.




A raça no padrão pequeno se tornou popular quando a Rainha Vitória o trouxe da Itália para a Inglaterra e ele recebeu o apelido de Lulu da Pomerânia, e passaram a ser os cães da Rainha. Eles passaram então a ser um sucesso entre os membros da corte e da alta nobreza inglesa. Pois antes da chegada do Spitz Alemão, os cães da corte eram Spitz Lobo, os grandes e de cor cinza. Quando tiveram a opção de ter um spitz menor e de cores variadas, para uso de companhia e não como puxador de trenó, os nobres enlouqueceram e a raça virou uma febre.

 




Lulu da Pomerania, pois se trata de uma raça alemã e a Pomerania é uma região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha.

A Rainha Vitória foi grande responsável pela divulgação da raça em 1870. Seu Spitz Alemão chegou a competir sob o nome da rainha em muitas exposições e ganhou várias honrarias.



Em 1900 a raça Spitz Alemão foi oficialmente reconhecida pelo AKC, e os cães apareciam em diferentes cores. À partir daí é que os cães começaram a diminuir de tamanho, até chegar a variedade anã.



Comentários