Planos de saúde para animais

Criar um bicho de estimação envolve uma série de gastos, principalmente com a saúde, e alguns tratamentos podem custar bem caro. Por isso algumas empresas criaram planos de saúde exclusivos para cães e gatos! Eles cobrem consultas, vacinas e até cirurgias.

Você paga um valor mensal, trimestral ou semestral pelo plano de saúde e tem direito a usar como um plano de saúde de humanos. 

Pérola Negra é uma cadelinha SRD (sem raça definida) que tem em apenas 1 ano e meio de vida já teve vários problemas de saúde. 



Ela teve uma verminose muito séria, que já estava comendo a parede do intestino dela, e depois ela teve um tipo muito complicado de sarna. Entre os dois tratamentos, o dono gastou cerca de 8 mil reais para tratar a Pérola Negra. Um gasto que ninguém espera ter, principalmente com um animal tão jovem!


É para evitar esse tipo de gasto inesperado que algumas pessoas recorrem aos planos de saúde para animais de estimação! Todo mundo que tem algum bichinho, já inclui nas despesas mensais os gastos com alimentação, banho, remédios, transporte, mas esses gastos  e os extras com consultas e veterinario podem ser cobertos por planos de saúde. 


É preciso ler atentamente o contrato antes de assinar! Veja com cuidado tudo o que você terá direito para ter certeza que será útil e mais barato que pagar apenas quando precisar usar. Peça para levar uma cópia do contrato para casa, leia com calma e volte depois para fechar o negócio! Pois os planos de saude costumam ter planos  e preços diferentes dependendo do que você quer. Faça com cuidado e atenção para não ficar pagando um plano de saúde animal e na hora que precisar usar descobrir que não tem direito ao serviço que gostaria.

Por exemplo, o mais caro de uma cirurgia, não é o procedimento em si, mas sim a anestesia e as diárias de internação. Se o plano de saúde cobre a cirurgia, mas não cobre a anestesia nem a diária, não vale a pena porque você vai ter que pagar praticamente o valor total da cirurgia! A anestesia muitas vezes é mais cara que a cirurgia e cada dia de internação é caríssimo. 

Também tome cuidado com os pacotes de banho. Não adiante comprar um plano que te dá direito a milhares de banhos se você não dá todos esses banhos no seu animal e nem pretende dar. É como pagar uma academia para fazer 100 modalidades diferentes e ir lá apenas fazer esteira uma vez por semana. Até porque, não se esqueça que banho toda semana apodrece o pelo do cachorro e deixa ele eternamente fedorento e com problemas de pele.



QUANDO O PLANO DE SAÚDE VALE A PENA

Ele vale a pena, principalmente se for um plano que tenha apenas as coisas que o seu cachorro realmente usa, se for um preço bom e cobrir coisas como vacinas, vermífugos, consultas, acidentes e cirurgias. Nunca sabemos quando o nosso animal vai sofrer um acidente ou descobriremos uma doença escondida nele. É importante ter essa segurança se não quiser gastar um dinheiro inesperado.


Se o cachorro ou gato for idoso ou já tiver algum problema, é interessante ter o plano de saúde Pet, já prevendo que ele precisará sempre de acompanhamento médico. Fêmeas que reproduzem também podem ter o plano para fazerem Pré natal e cesarianas.

Então no geral, é legal todo cão ou gato ter o seu planinho para o dono dormir mais tranquilo a noite. Não é todo mundo que pode pagar, eu sei, até porque os gastos mensais já são bem altos. Mas ter um plano de saúde em um animal que já indica precisar frequentemente de médicos veterinários é poupar muito dinheiro no futuro e não deixar seu melhor amigo na mão quando ele mais precisar.

Texto: Vivian Roncon

Comentários