Spitz Tosado?

Sim! Algumas pessoas tosam seus Spitz Alemão por diversos motivos:
  • Dar um ar de filhote
  • Evitar trabalho de pentear
  • Diminuir o calor durante o verão
  • Evitar a queda de pêlos durante a troca
  • Remover nós em cães que não eram cuidados
  • Curar problemas que pele que ficam escondidos
Tem gente que simplesmente acha bonitinho ou que deixa o cachorro ficar tão embolotado de nós que a tosa é a única saída. A tosa é feita com máquina e pode ser completa ou parcial.
Nestas duas primeiras fotos, retiradas da internet, temos dois spitz, o primeiro com a tosa parcial de leão (muito usada no verão) e o segundo com a tosa completa (tosa de filhote)


Tosa de Verão:






Tosa de Filhote:
































No blog tosabebe.blogspot.com eu encontrei essas duas fotos que coloquei aqui. Eu não faria isso com a Sarita, mas sempre tem quem goste, né? Duas tosas completas em dois animais diferentes. O que vocês acharam?


E o grande divulgador da raça! Sim, o cãozinho Boo é um Spitz Alemão e encantou milhões de pessoas no facebook e outros sites. Ele é um Spitz com a chamada "carinha de urso", que é o focinho curtinho. A sorte é que a linhagem do Boo lhe deu muito pêlo na cabeça, que geralmente não existe nos spitz, e por isso ele ficou com essa cabecinha redonda ao ser tosado. Não é lindo? Mas eu continuo dizendo que não tosaria a Sarita hehehe

Boo, tirado da internet
Foto tirada da internet

No caso do Boo, ele tem o corpo tosado com máquina e o contorno da cabeça/rosto é feito com tesoura. A tosa com tesoura é muito bonita e difícil de fazer, usada geralmente para os cães que estão entrando em exposição.
Essa foto mostra um Spitz Alemão todo tosado com tesoura. Dá essa impressão de que o pêlo é sólido.

 

Para conseguir esse efeito, o tosador vai de pedacinho em pedacinho do corpo do cachorro e apara apenas os pêlos longos para ficarem da altura dos pêlos curtos.São os pêlos compridos que pesam e ao serem aparados o corpo do Spitz ganha leveza e os pêlos ficam extremamente formados. Aí cabe ao tosador diminuir em alguns pontos para dar mais forma ao animal. O rabo dificilmente fica com o mesmo efeito do corpo. E não tentem fazer isso em casa!!! Spitz são super agitados e corre o risco de você estragar o pêlo dele e ser obrigado a fazer uma tosa com máquina, ou pior, machucar seu bichinho. Se quiser muito uma tosa de tesoura, procure um banho e tosa que saiba fazer!

Eu prefiro os Lulus da Pomerânia com a pelagem original... Aquelas bolinhas de pêlo que não páram de pular um minuto sequer hehehe. Mas a tosa é um gosto pessoal! E se não tiver tempo de cuidar da pelagem, é melhor manter tosado mesmo =)


MAIS ALGUMAS FOTOS DE SPITZ TOSADOS!











Imagens retiradas do Google.

Comentários

  1. EU quero comprar um,mas quero q fique com cara de boo..rs..a cor dele é laranja com beje???
    outra dúvida, então como faço pra comprar uma linhagem que cresça bastante pelo na cabeça?
    Talyta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito pelo apenas os machos tem. e para ficar parecido com o boo e ter pelo na cabeça, o filhote tem que ter o chamado "focinho de ursinho".
      apenas os spitz de linhagem americana tem muito pelo na cabeça. se quiser um tem que comprar e mandar entregar no brasil e sai muito muito caro

      Excluir
  2. Olá, você me indica algum pet que são especialistas em spitz? Tenho muito medo de levar minha cadelinha para algum e usarem rasqueadeira...
    Aguardo retorno.
    Grata

    ResponderExcluir

Postar um comentário