Lágrima Ácida, Marrom ou Cromodacriorreia

A Cromodacriorréia, conhecida popularmenre como Lágrima Marrom, afeta principalmente as raças:
Imagem da internet


  1. Miniaturas e Toys:  Poodle, Yorkshire, Chihuahua, Spitz Alemão, Schnauzer Miniatura, Basset... etc.
  2. Braquicefálicas (Carinha Achatada):   Pug, Shi Tzu, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Boxer, Griffon de Bruxelas, Japanese Chin, Pequinês... etc. (o gato persa e o exótico entram aqui também!)


LÓGICO que as raças que possuem pêlo longo mostram mais as lágrimas que as raças de pêlo curto!
As raças com pêlo curto também possuem a lágrima, mas é difícil de perceber e geralmente os donos não chegam a se incomodar. A cor do cachorro também é importante, porque se ele for escuro a lágrima não aparece, mas se for claro ela macha! Isso porque na lágrima tem muito ferro, o que a faz ser marrom e com forte poder de impregnar nos pêlos do animal.

Existem duas formas da lágrima sair:

1 - Sempre que a lágrima sai do canal lacrimal escorre focinho do cachorro. É este local que vai vai ficar molhado com o líquido marrom nada bonito. Mas ao mesmo tempo que a lágrima marrom é feia, ela é também inofensiva. 

2 - Quando a lágrima marrom não sair pelo canal lacrimal da forma correta, e escorrer pela pálpebra inferior do animal, o local sujo será a parte inferior do olho. É ali que vai ficar molhado e aí sim a Cromodacriorréia pode trazer problemas, provocando inflamações e a proliferação de bactérias que provocam um cheiro ruim a esta secreção. (Então se a lágrima do seu cãozinho está com cheiro, procure um veterinário)

Em muitos sites você vai encontrar que a lágrima é ácida e queima o pêlo, provocando a mancha. Mas isso é mentira!!!! A lágrima tem o pH neutro, perfeito para a lubrificação do canal ocular dos cães. Um dos seus componentes é a lactoferrina (ferro em excesso) e é ele que provoca a cor escura da lágrima.


TRATAMENTO:
Imagem da internet
Eliminar a causa do lacrimejamento excessivo ou do desvio da drenagem da lágrima, fazendo com que as gotas saiam pelo local correto e indo para o focinho ao invés do rosto. Para a maioria dos casos existe correção cirúrgica definitiva. Em outros casos, ou quando se opta por não realizar a cirurgia, existem algumas dicas de manutenção:

  • Evitar lavar diariamente a região;
  • Manter a região bem seca com gaze, papel higiênico sem perfume, paninho limpo ou lenço de papel;
  • Massagear o canto dos olhos diariamente para evitar entupimento na ponta lacrimal;
  • Aplicar pó de maisena na região abaixo dos olhos para conter a umidade
  • Manter o pelo dessa região bem aparado
  • Algumas pessoas passam um pouco de hipogloss no local que a lágrima está manchando a fim de clarear e deixar uma camada gordurosa para que a lágrima caia e corra por ali sem pegar os pêlos.

Se, com todos esses cuidados, ainda assim você notar a região abaixo dos olhos úmida, mesmo sem a mancha marrom, procure o oftalmologista veterinário para sondar o canal lacrimal, depilar os cílios que estão produzindo o excesso de lágrima ou identificar a causa de base.

Não esqueça que olhos lacrimejantes e a formação de "remela" é um dos sintomas de vermes, então mantenha o vermífugo em dia e observe seu animal para ver se ele tem outro sintoma. Uma ração de má qualidade também pode provocar o lacrimejamento excessivo, então sempre dê a melhor ração que seu dinheiro pode pagar.

Imagem da internet
 










MUDANDO A RAÇÃO
Ninguém sabe explicar ao certo, mas a ração age diretamente na acidez da lágrima dos cães e gatos.
Algumas rações melhoram e outras pioram as lágrimas, influenciando nas manchas amarronzadas. Nesse caso, é interessante mudar a ração que o cãozinho come e ver se as lágrimas diminuem ou aumentam. No geral rações boas diminuem as lágrimas, mas no caso da Sarita, ela só come Eukanuba e está apresentando as lágrimas ácidas.

Nesses casos, existe uma ração, relativamente cara, que diminui quase ao zero as lágrimas nos cães e gatos. Ela é uma ração veterinária chamada Hill`s, que ninguém sabe ao certo porque afeta as lágrimas, mas diminui muito a acidez da secreção.

A Hill`s existe para todos os tamanhos e pode ser usada apenas por alguns meses até a lágrima do cachorro parar. Depois você retorna para a sua ração habitual e torce para que as lágrimas não voltem!


LAGRIMAS DURANTE A TROCA DOS DENTES 
É normal que qualquer alteração nos dentes influencie nas lágrimas dos spitz. Então enquanto ele estiver nesse processo de troca é normal aparecer ou aumentar a lágrima marrom. Após o nascimento dos dentes definitivos a lágrima tende a diminuir. Se ela só aparecer no cachorro adulto, ou se não for embora mesmo depois de adulto, você deve procurar um veterinário para ver se as lágrimas dele tem algum motivo específico. Pelos entrando nos olhos, poeira e biscoitos muito fortes podem dar lágrima nos spitz.

Comentários

  1. oi gislaine! obrigada =)
    teste a hills sim, ela é muito boa!

    na sarita a hills para filhotes nao fez muito efeito, mas quando mudei para a hills de adulto fez.

    ResponderExcluir
  2. Gislaine: tenho gatos persa e a oftalmologista deles recomendou não limpar com soro fisiológico todos os dias, pois contem sal e pode irritar os olhinhos. O ideal seria limpar com algodão umedecido com agua fervida resfriada. Eu utilizo o frasco do soro fisiológico para guardar a agua fervida na geladeira, da para confiar na agua ate uns 4 dias, depois lavo o frasco com agua fervente e reutilizo.
    Paula.

    ResponderExcluir

Postar um comentário