Temperamento do Spitz Alemão

O temperamento do Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão) é ser principalmente alegre, afetuoso, astuto, sagaz, vivíssimo e vigilante.

O reduzido tamanho, o temperamento dócil, o espírito ativo e a robustez levaram o Lulu da Pomerânia a ser considerado excelente companhia. Preocupar-se com seu dono é uma das mais marcantes características da raça, adaptando-se, inclusive, à sua maneira de ser.

Extremamente corajoso, o Pomerânia defende seu território sem restrições. Obediente, mas de personalidade forte, é companheiro sempre fiel.


  • Com estranhos – Mostra-se um pouco reservado no primeiro contato com estranhos, mas, quando percebe que a pessoa foi aceita por toda a família, muda de temperamento, pulando no colo, buscando brinquedos e fazendo festa.

  • Destrutividade – Não é um cão com característica destrutiva, até mesmo quando filhote. É possível que pegue uma meia ou algo do gênero, mas nada difícil de corrigir; basta mostrar a ele o que pode e o que não pode fazer, que aprenderá facilmente. Nessa fase alguns brinquedos e ossinhos que ajudem com os dentes são importantes, pois assim ele aprende a diferenciar o que é dele, que poderá ser mordido e até mesmo destruído, e o que é dos donos, não podendo ser mexido.

  • Inteligência – É o principal ponto forte no temperamento do Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão). É um cão muito expressivo, demonstrando com clareza o que deseja. Consegue-se ver no seu semblante o que sente ou deseja; quando não, ele mostra – por exemplo, late para mostrar que a vasilha de água precisa ser reabastecida, que está com fome ou que precisa sair para fazer suas necessidades. O Spitz adora ver sua coleira ou a bolsinha de passeio na mão de seu dono, pois passear é uma de suas atividades prediletas.

    Macho - Nasc. 01/09/2012 - Fone - 99261-9983
  • Com outros cães e animais – Embora haja exceções, a política do Lulu da Pomerânia é a da boa vizinhança. Simpatiza-se com a maioria dos animais domésticos, tendo uma vida tranquila com gatos, roedores, aves e outros. Vive bem inclusive com exemplares do mesmo sexo e de diferentes portes. Gosta muito de brincar e correr, preferindo, muitas vezes, cães maiores, mais dispostos, que aguentam a velocidade desses pequeninos. Mas deve-se ter atenção redobrada, pois é um cão pequeno e, mesmo sem querer, pode acabar machucado pelo seu amigo maior.

  • Com a família – Adora estar perto dos membros da casa e faz festa para todos, porém geralmente escolhe um dono em particular, o qual seguirá pelos cômodos e de vez em quando será chamado para uma brincadeira ou um cafuné. Apesar de gostar de atenção, o Spitz Alemão não é um cão carente, que exige demonstrações de carinho e afeto constantes. Para ele poucas horas de atenção por dia são suficientes, sendo uma ótima companhia para donos que precisam se ausentar parte do dia.

  • Obediência – Este é um ponto surpreendente do temperamento do Lulu da Pomerânia, pois não é um cão de se fingir de surdo, sabendo bem que as ordens de seu dono devem ser obedecidas. Muito fácil de ser adestrado, entende que está errado só pela forma de olhar, tendo facilidade de aprender tanto as regras de adestramento básico como as de boa convivência.

  • Grau de atividade – O Spitz é muito ativo. No caso de haver outros cães em casa, brincará com eles o dia inteiro; caso não haja, vão se divertir sozinhos. Adoram brincar com bolinhas, de pega-pega e às vezes pedem um pouco da participação do dono em suas brincadeiras. O ideal é que haja brinquedos e ossinhos variados para que o Pomerânia possa gastar sua energia brincando com o que é permitido, e não com os objetos e móveis da casa.



O temperamento do Lulu da Pomerânia (Spitz Alemão) é um dos melhores entre todos os cães, pode ter certeza disso!

Comentários

  1. Olá Vivian!Também sou de Brasília, tenho uma cadelinha spitz de 4 meses e procurava informações sobre a troca de pêlo, quando encontrei seu blog. Gostei muito e achei a Sarita uma fofa!!
    Queria saber que tipo de escova usa nos pelos dela (sei q não pode rosqueadeira). Tem alguma específica p a raça??
    Desde já, obrigada e vou continuar acompanhando as crônicas da Sarita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayse! sua cadelinha é de que canil? ela nasceu em brasilia mesmo? a Sarita é do Canil Baktaran!

      a escova tem que ser aquela de pinos de metal! eu uso um pente de metal também de vez em quando... mas pra escovar é uma escova assim que vc precisa! comprei a minha na "casas renato" na asa sul

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481021089-escova-dupla-para-cachorrogatocoelhoimportada-pet-62-_JM?redirectedFromParent=MLB468332830

      Excluir
    2. Minha cadelinha é de BSB mesmo, do canil kilmarnock.
      Obrigada pela indicaçao da escova. Mais uma dúvida,a escova de metal não seria sem bolinhas na ponta dos pinos? Acho que já li algo sobre.

      Excluir
    3. a mãe da minha é do mesmo canil da sua =)
      a escova pode ser com ou sem bolinha nos pinos. sem pinos pode arranhar a pele do spitz que é sensível, por isso eu uso com bolinhas! não prende nem quebra os pêlos... As outras pessoas que eu conheço que criam spitz usam com bolinha também. é só pentear com cuidado a favor e contra o pêlo. =)

      Excluir
    4. Legal, então são parentes ;)
      Outra duvida, sua cadelinha cresceu até quantos meses?

      Excluir
    5. a minha cresceu até completar 6 meses! ai ela parou. já está com 7 e nao cresceu mais

      Excluir
  2. Olá, tdbm? Gostaria de tirar uma dúvida, vou comprar um lulu da pomerânia e fui ver o filhotinho hoje. Só que ele nasceu muito pequenininho e pretinho, so que por baixo desse preto tem uma pelagem laranja. Pelo que vc conhece sobre essa raça, vc acha que há chances dele ficar clarinho? É normal nascer preto e depois clarear?
    Ps: o pai é creme clarinho e a mãe é um creme com manchas cinzas.
    Me mande o seu email pra mantermos contato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi karol! os filhotes nascem escuros mesmo. o spitz laranja nasce cinza escuro, quase preto!

      no caso do seu filhote, se ele fosse bege, já nasceria bege. pela sua descrição a mae dele deve ser cinza lobo... entao acredito que o filhote seja laranja, laranja sable ou cinza lobo! existe o black and tan (preto com caramelo) mas se ele fosse dessa cor seria muito, muito pretinho com as marcaçoes na carinha.

      dá uma olhada no post com as cores dos spitz!
      http://spitzlaranja.blogspot.com.br/2012/11/cores-solidas.html

      meu email é vivikinha@gmail.com

      Excluir
  3. Oi, Vivian! Obrigada por ter criado esse blog!!
    Sabes me dizer se os lulus suportam bem a solidão? O meu teria que passar boa parte do dia sozinho. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi nicole!
      a sarita tem 10 meses e passa bastante tempo sozinha desde pequena.
      a gente nao deixa ela solta na casa com medo que ela vá roer algo perigoso... entao desde filhote acostumamos a deixar ela no quarto. com cama, agua, comida e brinquedos.

      ela se comporta muito bem, mas quando a gente demora muito para voltar ela entra em desespero ao nos ver. fica meia hora pulando de felicade hehehehe

      a principal dica é: quando vc cehgar em casa e seu lulu estiver em algum comodo com a porta fechada, nao abra a porta até que ele esteja quietinho. se vc abrir a porta quando ele estiver chorando ele vai virar um menino mimado e chorão. a sarita nao chora e nem late. é uma fofa!

      Excluir
  4. OI Vivian, tudo bem? Acabo de comprar um Spitz e seu blog está sendo de grande ajuda. :)
    Ainda não peguei meu bebe porque ele tem apenas 30 dias, mas tenho pesquisado bastante a respeito. Escolhi a raça porque me apaixonei pela Boo e o Paçoca, que são Spitz Alemão Laranja anão. Acontece que estou preocupada com a cor do meu bebe. Ele é bem escuro e tenho receito de não ficar laranja assim que nem esses 2 cachorinhos que mencionei. Vi que comenta a uma outra leitora do blog que eles nascem escuros mesmo, porem o meu parece escuro de mais... kkkk
    Sabe me dizer se ele realmente ficará laranja, ou ficará laranja Sable?

    FOTO 161/165 do link abaixo
    http://canilfluflees.com.br/site/?page_id=178

    Desde já obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi thaiz!
      seu bebe é laranja sim e eu acredito que nao seja sable.
      com 45 dias vc vai ver que ele ja vai estar mais clarinho.... dá pra ver que ele vai ser bem laranjinha pq na cabeça dele já tem um pouco de laranja e nessa idade eles costumam ter mais cinza que o seu filhote!!!

      e se ele for sable nao se preocupe, quando tosar como o boo ou o paçoca o subpelo é claro e ele vai continuar tendo o corpinho amarelo bem claro com a cabeça e as patinhas laranja.

      vc ja viu a categoria "crescimento do filhote" com a sarita? dá pra ter ideia de como a cor muda.
      beijos

      Excluir
  5. O temperamento da luna é bem diferente.. Não sei se é pq ela é filhote.. Mas ela gosta de td mundo de cara!! Todo mundo q ela ve faz a maior festa como se fosse melhor amigo rsrs e ela n é obediente e não aprende facil.. Ate hj faz xixi no chao mesmo sabendo onde é o local certo (o q causa grande transtorno com meu marido rsrs) qnd ela sobe na cama eu desço e ela sobe de novo!! É uma luta sem fim.. Queria mto q ela fosse mais obediente..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando a sarita era bebe ela tambem ia com todo mundo. hoje ela olha e analisa primeiro hehehehe

      Excluir
    2. e a luna está com quantos meses? ela só vai começar a usar de vez o jornal quando estiver com uns 6 meses

      Excluir
  6. Oi Vivian, já vi essas perguntas mas tenho que fazer denovo, a lulu aqui de casa teve 2 filhotes um nasceu num tom de castanho bem claro e o outro cinza bem escuro, que cor vc acha que eles vão ficar, e com quanto tempo de vida essa mudança de cor começa? Um Abraço, Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! o bem escuro é laranja e o marrom deve ser bege. nao é certeza mas acho que a cor começa a mudar com 1 mes!

      Excluir

Postar um comentário