Tudo sobre a Scalibor - Evitando a Leishmaniose




Olá donos de cães! O meu maior pesadêlo, e acredito que o de vocês também, é a Leishmaniose. Eu moro em Brasília, e aqui na região centro-oeste do Brasil o mosquito palha está por todo lado... Os casos de Leishmaniose aqui são enormes e isso me desespera.
Então o que fazer? Você pode dar as vacinas contra a doença (vou fazer uma postagem sobre a Leishmaniose depois, contendo todas essas informações), usar o 3max gotas na nuca do animal ou usar a coleira SCALIBOR!

Sim! A coleira SCALIBOR serve como um repelente para mosquitos, pulgas e carrapatos. Ela é hoje o principal meio de evitar a doença. Então a Sarita usa a SCALIBOR desde que nasceu... Quando acaba o efeito eu coloco uma nova e dessa forma ela nunca está sem a coleira. 

A SCALIBOR custa entre 60 e 80 reais dependendo do tamanho escolhido. O efeito dela dura por 4 meses. 



Descrição
A coleira Scalibor é o primeiro produto que consegue proteger o seu cão contra flebótomos, moscas, mosquitos (inclusive o trasmissor da Leishmaniose) e carrapatos com alta eficácia. Imediatamente após a sua colocação no pescoço do cão, começa a liberação do princípio ativo, a u . Este se distribui de forma rápida e uniforme pela pele do cão até atingir todo o corpo. Ao contrário do que ocorre com outras coleiras tradicionais, a liberação do princípio ativo não se faz por evaporação, conseguindo-se assim uma maior eficácia e evitando-se perdas do princípio ativo e odores desagradáveis.

A Coleira Scalibor é resistente à água:
A coleira Scalibor é igualmente eficaz quando o cão está molhado. Assim, não é necessário retirar a coleira quando o seu cão anda na chuva ou brinca na água.

A Coleira Scalibor não tem cheiro:
Como não atua por evaporação, a coleira Scalibor não libera odores. Nem o seu cão nem a sua família perceberão que o cão está usando a coleira Scalibor. Isto é principalmente importante para os cães que vivem dentro de casa e têm contato direto com seus donos.

Conselhos de Utilização:
  • Deixar um espaço de 2 dedos entre o pescoço e a coleira.
  • Ao retirar a coleira do sachê, remova o pó, em excesso na superfície da coleira, com um guardanapo de papel ou pano úmido.
  • Para uma máxima eficácia, limpar a coleira com um guardanapo de papel ou pano úmido, pelo menos uma vez ao mês.
  • A coleira Scalibor necessita de 2 a 3 semanas para atingir a sua eficácia máxima. Este período de tempo corresponde ao necessário para que a deltametrina (o princípio ativo da Scalibor) se espalhe por todo o corpo do cão.
  • Quando da colocação da coleira, pode eventualmente ocorrer uma reação alérgica. Aconselha-se a remoção temporária da coleira por 1 (uma) semana ou até que os sinais da alergia desapareçam. Recolocar, então, novamente a coleira. Se a reação alérgica persistir, retire a coleira Scalibor e avise o médico-veterinário.

COMO UTILIZAR A SCALIBOR NO SEU CÃO
Ela vem protegida em um envelope para que o efeito e o pó repelente não escape.


1 - Só abra a embalagem plástica quem protege a coleira na hora que for colocá-la no animal. Você pode remover o excesso de pó da coleira com um guardanapo antes de usar.



2 - Pegue a coleira e passe a pontinha solta pela fivela de plástico, antes de por no cão. Deixe ela larga o suficiente para que você possa passá-la pela cabeça do cachorro sem precisar soltar a ponta da fivela! Essa é uma SCALIBOR de 48 cm para cães pequenos e médios, tamanho ideal para spitz.


3 - Passe a coleira pela cabeça do cão sem permitir que ele a lamba ou morda! Se seu cão é um spitz imperativo é melhor pedir para que alguém o segure ou dê um biscoitinho para que ele se distraia enquanto você passa a SCALIBOR. Vai ficar assim como na foto da Sarita, uma coleira frouxa.


4 - Agora você deve apertar a Scalibor deixando de um a dois dedos de espaço entre ela e o pescoço do cão. ( no caso dos spitz apenas um dedo de espaço é o suficiente! ) Ela não pode ficar muito apertada e nem muito folgada, para que o cachorro não consiga mordê-la.


5 - Se a coleira já está apertada do modo correto, com um ou dois dedos de espaço entre ela e o pescoço do animal, você pode cortar o pedaço de SCALIBOR que sobrou com dois dedos de sobra entre a ponta e a fivela! Se cortar muito curto a ponta vai soltar na fivela e você não vai mais conseguir recolocar. Nessa foto eu estou marcando com os dedos o local para cortar.


6 - Lave bem as mãos e cuidado para não levar as mãos sujas com o veneno aos olhos. Não deixe que o cão lamba seus dedos antes de lavar as mãos com sabão. Não remova a coleira para dar banhos ou escovar o animal pelos próximos 4 meses. O pedaço de SCALIBOR que sobrou pode ficar em cima de um armário ou prateleira, onde o cão não alcance e em um cômodo que ele costume usar muito. O pedaço que sobrou não serve para outro cão nem para ser usada depois, então deixe-o no ambiente que ele irá dar uma proteção extra ao local.



ATENÇÃO
Nunca reutilize o pedaço que sobrou em outro cão ou guarde para usar no mesmo!!! Por mais que alguns vendedores de petshop queiram te vender dizendo que " se você comprar a grande ( que é mais cara ) você pode usar em dois cães pequenos ou duas vezes no mesmo ", não vaia nessa! 
A coleira é tóxica e o efeito só dura 4 meses. 

- Se você guardar o pedaço para usar depois, quando precisar trocar a SCALIBOR depois de 4 meses, o pedaço que estava guardado já perdeu o efeito contra os mosquitos palha. Ou seja, se vc colocar no cão ele vai estar desprotegido!!! Se deixar esse pedaço velho nele, ele vai passar 4 meses podendo contrair leishmaniose enquanto você acredita que ele está seguro.

- Dividir uma coleira para dois cães é uma economia perigosíssima. Um dos cães vai ficar OK, com a coleira presa com a fivela... Mas e o outro? Prender a SCALIBOR com algo que não seja a própria fivela dela, presa à coleira com um grampo metálico, deixa a chance da coleira soltar e o cão conseguir mastigá-la.

- Reutilizar uma fivela de uma SCALIBOR antiga para prender um pedaço novo de SCALIBOR em outro cão também é arriscado, pois como ela não vai estar presa pelo grampo metálico pode soltar. Lembre-se que se o cão morder ele pode se intoxicar. 


CUIDADOS DEPOIS DE COLOCAR A COLEIRA
A PROTEÇÃO DA SCALIBOR DURA 4 MESES E ELA NÃO DEVE SER RETIRADA NEM QUANDO O ANIMAL FOR TOMAR BANHO. Durante os 4 meses de proteção da coleira você deve deixá-la direto no cão! Não a retira para dar banho nem para pentear! Em cães de pelo longo, como os Spitz, você deve se vez em quando girar a coleira e levantar ou abaixar a altura dela no pescoço do animal. Assim você evita que ela enrole nos pelos e cause nós ou marcar na pelagem. 


ALGUNS CÃES SÃO ALÉRGICOS!
Conversando com um amigo meu, dono de um canil e que tem muitos cães amados, alguns animais podem apresentar alergia à SCALIBOR. Por isso, na semana que você puser a coleira, deve observar se no local da coleira vai aparecer vermelhidão, erupção ou feridas. Se qualquer um desses sintomas aparecer retire a coleira e dê um banho no animal! Você pode recolocar a SCALIBOR após uma semana, se a reação alérgica voltar retire a coleira. Se os sintomas de alergia não passarem em 1 semana, um veterinário deverá ser consultado. 
Atenção, apenas coçar o local da coleira é normal. Quase todos os cães vão coçar muito o pescoço, mas isso não é sinal de alergia. Só verifique se o cão não está se machucando com as próprias unhas quando se coça. 



Texto e Fotos: Vivian Roncon

Comentários