É filhote de spitz ou é vira-lata?

Por mais estranho que pareça, muita gente tem essa dúvida com filhotes de spitz e isso se dá porque em determinada fase da vida eles ficam "estranho" e podem parecer mestiços ou SRD. Como é uma raça cara é normal que compradores se sintam enganados, comprando gato por lebre.

Mas resolvi fazer esse artigo para que você tenha certeza de que o seu filhote é sim um spitz alemão!

Primeiro você é acostumado a ver imagens de filhotes de spitz alemão fofos, redondos e com muito pelo. Só que no Brasil nem todos os spitz tem essa aparência quando filhotes devido ao clima tropical. Mesmo os filhotes mais peludos do Brasil, durante um período da vida perdem o subpelo e ficam com a aparência bem diferente. Isso não significa que são spitz melhores ou piores, nem se terão mais ou menos pelo quando adultos.

 

VEJA OS PAIS

Mesmo que os pais não estejam presentes no momento, peça fotos, avalie e faça perguntas. Pergunte sobre a personalidade, sobre pelagem, banho, cio, coisas que a pessoa só será capaz de responder se ela realmente for dona do animal. É comum venderem cães mestiços na internet e pegar fotos do google como sendo do pai ou da mãe, então pergunte até ter certeza de que o cão existe, peça mais fotos, vídeos, pergunte de vacinas, ração.

Pergunte sobre a raça e cores para ver se o criador entende sobre o que está vendendo. Um criador tem que conhecer padrões e tem que saber falar que cor aquele filhotes terá após adulto, já que a cor muda muito. Quem não conhece a raça ou não sabe o que está fazendo, não pode cobrar caro por filhotes já que não é um canil profissional. 


VENDENDO FILHOTES CEDO PARA APROVEITAR A BELEZA

A maior parte dos criadores quer vender os filhotes entre 30 e 45 dias, para aproveitar o auge da beleza do filhote. Nessa idade ele é pequeno e muito peludo, também ajudando a vender com preços mais altos por ser "anão". É importante saber que o menor tamanho reconhecido do spitz alemão é o pequeno, e que o padrão anão é feito a partir de cruzas de exemplares muito pequenos ou pouco desenvolvidos, buscando filhotes cada vez menores e por consequencia mais frageis.

Com 30 dias, as fotos dos filhotes são assim:


FOCINHO DE JACARÉ OU URSINHO

Nessa idade você já consegue verificar se o spitz terá rosto de ursinho ou focinho de jacaré. O esperado é um spitz de focinho curto, quadrado, e não focinhos longos ou retos. Aqui comparo dois filhotes da mesma faixa etária para você avaliar os focinhos e notar a diferença.

 

Esse focinho também pode ser analisado olhando as fotos dos pais. Se um dos pais tiver o focinho muito longo, a chance do filhote ter também é grande.

 

IDADE DO PATINHO FEIO

Com 60 dias o filhote fofinho de spitz perde o subpelo redondinho e vira um cachorrinho estranho, magro e descabelado. Ele ficará assim por meses, até voltar a ficar bonito lá pelos 6~8 meses de idade.

Vou colocar aqui algumas fotos de spitz na idade do patinho feio, pois se o seu filhote estiver assim, vcê ficará mais tranquilo.



Isso acontece porque o filhote está trocando a pelagem. Ele perde o pelo de bebê e começa a receber o pelo de adulto, que tem textura diferente. O processo leva meses e por isso ele fica estranho por um tempo. Ao final da troca da pelagem o spitz estará lindo. Então não se preocupe se o seu spitz fofinho começar a ficar estranho e com falhas no pelo.

Quando o criador não consegue vender o filhote com 30~45 dias, o filhote entra na fase do patinho feio e tende a ficar mais barato, pois nessa época é dificil vender. Spitz com 3, 4 ou 5 meses são os mais baratos.

Comentários