Chocolate? Veneno para cães!

Imagem de verdadeabsoluta.com

Gente, muitos sabem, mas não todos. Por mais que os cães peçam, farejem, salivem, não pode dar chocolate a eles! O cheiro chama a atenção dos cães e é lógico que se você der ele vai comer adorando, mas o chocolate é um veneno e responsável por matar muitos cachorros todos os anos!

E eu não estou falando de muito chocolate não. Apenas um pedacinho, um biscoito de chocolate, sorvete de chocolate, pode intoxicar o animal e trazer sérios danos. Por isso existem chocolates feitos exclusivamente para cães! Eles são encontrados em petshops.

Lógico que a quantidade de chocolate necessária para levar um cachorro à morte depende do porte do animal. Os miniaturas, como o spitz alemão, podem morrer com uma mordida do doce. 


CUIDADOS NA PÁSCOA

Principalmente quem tem criança em casa precisa orientar e tomar mais cuidado. Explique para as crianças que o cachorro irá morrer se comer chocolate e que ela estará salvando a vida do amigo não deixando ele se aproximar do doce, nem para provar! 

Na páscoa explique para todos na casa que os ovos nunca devem ficar na cama, chão ou sofá, mesmo que fechados. Afinal o cheiro convidativo vai fazer o cão abrir a embalagem e comer. 
Conheço uma pessoa que perdeu um yorkshire na páscoa! Ela estava comendo o ovo de chocolate na cama, levantou pela ir no banheiro e quando voltou o cachorro já estava morto em cima da cama após comer 1/4 do ovo tamanho 15. Então não arrisque da sorte nem por 1 minuto! E não atice seu cachorro a querer chocolate, falando com ele de perto com hálito do doce, deixando lamber seus dedos, etc... Ele vai aprender que além do cheiro o gosto é bom! Aí ele tentará conseguir o chocolate sempre que o farejar.

Imagem de saudeanimal.com.br

PORQUE O CHOCOLATE MATA?

O chocante possui uma substância chamada TEOBROMINA que é da mesma família que a cafeína. Acontece que a teobromina é encontrada principalmente no cacau e no guaraná. O chocolate branco tem uma taxa um pouco menor da teobromina, mas o chocolate ao leite e o amargo possuem uma enorme quantidade dela.

A quantidade de Teobromina é pequena o suficiente para que o homem consiga a digerir e metabolizar. Mas para os animais, que possuem um metabolismo mais lento, a Teobromina não digerida causa o envenenamento e a morte.

A intoxicação por Teobromina inclui:
  • Lesões no sistema nervoso
  • Crises alérgicas
  • Desidratação
  • Exitação
  • Arritmia ou taquicardia 
  • Tremores
  • Ataques epilépticos
  • Aumento da pressão arterial 
  • Coma
  • Morte

E além de tudo isso, o chocolate possui uma enorme quantidade de açúcar. E tanto ele como outros alimentos doces não devem ser dados aos cães para evitar as cáries e outros problemas dentários.

CHOCOLATE ESPECIAL PARA CACHORRO

Para suprir essa falta e essa vontade (que geralmente vem dos donos), algumas empresas desenvolveram um chocolate específico para cães. Na verdade não é chocolate! Não possui açúcar nem teobromina, apenas tem o cheiro e o sabor semelhantes ao do chocolate que conhecemos. Em qualquer petshop você encontra diversos tipos diferentes, inclusive ovos para a páscoa!


Texto: Vívian Roncon

Imagens:
Pet Rede - petrede.com.br
Saúde Animal - saudecanina.com.br
Verdade Absoluta - verdadeabsoluta.com

Comentários