Comendo Porcarias

Gente... Quem tem um spitz vai concordar comigo! Quem ainda não tem precisa saber que esse é um sério vício deles. O que estiver no chão eles metem na boca e se você deixar eles engolem.

Sarita com 6 meses

CUIDADOS AO ANDAR NA RUA
PASSEAR EM LOCAIS LIMPOS: Como eles tentar pegar tudo que é porcaria, o ideal é andar com eles por áreas limpas: calçadas desobstruídas, asfalto ( quando estiver um um local sem carros ), cimento, lajota, cerâmica ou grama aparada. Tente andar com ele sempre por locais limpos e onde você consiga ver se não existem porcarias ou restos de comida. Portanto, grama alta, matagal e coisas assim estão terminantemente proibidas! Além de comer lixo seu spitz pode pegar uma doença, um parasita, uma virose... Muito perigoso. Sem falar que em terrenos baldios ele pode se deparar com uma aranha, escorpião, rato.... Nem imagine!
SEMPRE DE COLEIRA: Mesmo que você esteja passeando com o seu spitz em um condomínio fechado ou parque com cães soltos, lembre-se que na coleira você controla o que ele cheira, arranha, lambe, come... Por isso o certo é estar sempre com ele na guia e olha do para o chão, não deixando ele se aproximar de nenhum lixo ou porcaria. Soltar o cachorro apenas em quintais ou terrenos cimentados e limpos. Afinal, se o spitz estiver longe de você e achar algo interessante para por na boca, até você chegar onde ele está ele já engoliu e você nem vai saber o que era. Até pode usar coleiras de metro, mas nunca deixe o spitz muito longe de você e deixe-o correr apenas em locais limpos.


Sarita


PERIGOS DE COMER PORCARIAS
DENTRO DE CASA: Tome muito cuidado com restos de sabonete caídos no box do banheiro, sacos de lixo abertos, esponjas ou espumas, produtos de limpeza e outros materiais tóxicos. O importante é manter a casa arrumada e ficar de olho no seu spitz. Se você tiver pássaros, roedores ou outros bichos que ficam em gaiolas, a chance do seu spitz começar a querer comer restos de semente ou sujeira dos animais é muito grande... Então mantenha as gaiolas limpas e sem restos caídos no chão ao redor. Se você cria pássaros te aconselho a por uma saia de pano na gaiola para que a sujeira fique lá dentro ao invés de cair do chão.
FORA DE CASA: O perigo é muito maior! Todos os perigos de dentro de casa, mais os perigos da rua. Na rua as chances de doenças, parasitas, machucados, são muito grandes. Eles podem comer restos de comida, embalagens plásticas, chicletes e veneno! Não esqueçam que nem todo mundo gosta de animais e que muitos são capazes de fazer maldades absurdas com cães que nem conhecem. O segredo é não confiar! É melhor ficar de olho e manter o cão perto de você que perder o animal por alguma doença ou intoxicação.


Eu e Sarita =)



CONSEQUÊNCIAS
SIMPLES: Se seu spitz comeu algo não muito perigoso, provavelmente irá vomitar e fazer aquele barulhinho de engasgo, que na verdade é uma tosse para os cães.
MÉDIA: Vômitos acompanhados de engasgos e diarreia já são um pouco mais sérios. Se o animal  vomitar mais de uma vez ou fizer diarreia mais de uma vez, procure um veterinário e explique. Se seu spitz comer sabão ou sabonete, irá vomitar e ter diarreia, mas ele não vai morrer! É só ficar de olhos.
GRAVE: Se ele comer produto químico, veneno ou outra coisa muito perigosa, corra imediatamente para o veterinário e se sobrou um pouco do que o animal comeu leve com você para que o médico veja! O cão corre sério perigo. São sintomas seríssimos vomito constante, diarreia constante, presença de sangue em vomito ou fezes, espuma, letargia, choro, ficar balançando a cabeça, babar.


Texto: Vivian Roncon
Fotos: Sarita do Baktaran

Comentários

  1. Olá!! Estou adorando teu blog! Você poderia comentar algo sobre escolha de nomes? Estou pra comprar um macho e estou com uma dúvida cruel, que nome colocar?! E deixe eu te perguntar... Qdo fazer a primeira tosa, tipo o Boo? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário