Pelagem Macho x Fêmea

A pelagem do Spitz Alemão macho é diferente da da fêmea. Isso se dá por uma simples questão hormonal.

Imagem: PetBR.com.br
O pêlo do macho é sempre mais cheio e armado, enquanto a pelagem da fêmea, por mais cheia e armada que seja, não chega a tanto. Isso quer dizer que as fêmeas são feias? Claro que não!

As fêmeas podem ter a pelagem muito longa e muito bonita. Se a fêmea de Spitz for castrada, fica com a pelagem como a dos machos. Afinal, como o problema é hormonal, castrando você resolve.

Os machos tem apenas a troca de pêlos de filhote e nunca mais passam por esse processo. Já as fêmeas trocam de pêlo de 6 em 6 meses durante o cio e quando tem filhotes. 

Desse modo, a pelagem das fêmeas sempre está mudando e dá um aparência de pêlo mais pesado que o dos machos.


Machos:
Troca de filhote

Fêmeas:
Troca de filhote
Troca a cada cio
Troca a cada parto


Por esse motivo, fêmeas férteis ficam trocando de pêlo constantemente e a pelagem que a gente vê sempre é uma pelagem nova. Já nos machos, com 2 anos de idade eles estão com a pelagem definitiva, no auge, e não sofrem novas trocas. Lembre-se que apenas com 1 ano e meio a pelagem do Spitz Alemão atinge a cor definitiva!

O pêlo dos cães sempre cresce e todas as vezes que ele for tosado o pêlo voltará a crescer. Nesse post eu me refiro apenas a troca de pelagem, que é quando o pêlo cai para que um pêlo novo nasça no lugar.

Imagem: ptbr.com.br

Comentários

  1. Pooooxaaa... não sabia disso!!! Mas.. se eu cortar o pelo do meu lulu machinho... não vai mais crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao é isso li!!!!!
      se vc tosar o pelo sempre vai voltar a crescer! o que ele nao tem mais é "troca de pelagem", que é quando o pelo cai e nasce um novo! mas o pelo do seu cachorrinho sempre vai crescer!!! ele só nao vai cair hehe

      Excluir
    2. Nossa, menina... que alívio! rsss... desculpe minha ignorância... tenho 30 anos e nunca tive um cachorrinho!!! :/
      Pode me responder outra coisa?
      Todo lugar que leio sobre os lulu's... dizem que são muito limpinhos, sem cheiro... isso é real mesmo? Tipo... ele demora mais tempo pra ficar fididinho (rss) ? rss...

      Excluir
    3. kkkkk
      Li, primeiramente, é um erro lavar o cachorro toda semana... se vc dá banho toda semana (como muita gente faz) o animal perde o óleo que protege o pelo e fica fedido logo depois de tomar banho.

      todo cachorro deve tomar 1 ou 2 banhos por mês. é aceitável mais banhos apenas se o animal estiver fazendo algum tratamento com shampoo medicinal. mas o correto é 1 banho por mês para que o óleo continue no pêlo e o animal fique saudável e cheiroso.

      no caso dos lulus, eles tem uma pelagem ótima que fica limpa por mais tempo. se você não der mais de dois banho por mês, seu cachorrinho pode ficar até 3 meses sem banho e cheiroso. como ele não é uma raça que precisa de tosa, vc pode dar banho em casa tranquilamente!

      Excluir
  2. Vivian o pêlo do meu Lulu é igual ao da foto mas tive que tosa-lo pois me mudei para Manaus e aqui é muito quente :/ quanto tempo vai demorar até chegar ao tamanho que era?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sabrina! depende de quanto vc tosou... se ficou bem curtinho deve levar entre 2 e 3 meses para ficar assim de novo!
      pro pelo cresce rapido e audável, lembre-se que eles só podem tomar NO MAXIMO um banho por mes

      Excluir
  3. Olá, comprei meu filhote esta semana, ele tem 3 meses, a dona do canil me garantiu que ele ficaria clarinho, mas não estou com tanta certeza, poderia me dizer o que você acha?
    http://oi42.tinypic.com/29vdoif.jpg
    http://oi40.tinypic.com/2j3p7gz.jpg
    tenho muitas outras dúvidas posso estar fazendo elas aqui mesmo nos comentários?
    muito obrigada seu blog tem me ajudado muito, e sua cachorrinha é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gustavo os links nao abriram aqui =/////
      pode me mandar mensagem no facebook se quiser! vivian roncon

      e aos 3 meses o filhote é escuro e acinzentado ainda... depois clareia. pode tirar as duvidas por aqui ou me adicionar lá! tanto faz ^_^ só avisa quem é vc pq tem um monte de solicitação lá que eu nao sei de quem é (tenho um blog de jogo tambem e o povo me adiciona a rodo ehehehe)

      Excluir
  4. Olá , Boa Tarde , Hoje foi a primeira tosa completa no meu lulu , o nome dele é Halley , tem 8 meses , nunca tinha tosado ele , estava ainda com o pelo de filhote e com muito nós , chega estava machucando-o , então resolvi tosá-lo . Gostaria de saber quanto tempo aproximadamente levará para o pelo dele crescer e como irá ficá-lo , tipo com uma aparência melhor ... ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! aqui é a vivian, estou no perfil do meu marido hehe

      é meio estranho ele estar com tantos nós assim. tome cuidado para nao exagerar no banho (deve ser apenas 1 por mes). quando o pelo dele crescer, deve ccrescer de forma uniforme (sem locais mais longos que o normal).
      é bom fazer essa tosa inteira para dar força pro pelo crescer. ele só vai estar com a pelagem completa daqui a uns 6 meses mais ou menos, mas a cor do pelo dele só será a definitiva quando ele completar 1 ano e meio. ate lá o pelo vai mudando aos poucos.

      * Vivian *

      Excluir
  5. Ola Vivian, tenho um sptiz filhote também.. assim como a Wesla meu cachorro estava com alguns nós e no pet que eu levava ele indicaram a tosa.. não sabia que iria ficar tao curto (como se tivesse passado a maquina zero). Isso já tem 4 meses e o pelo dele só cresceu um pouco na região do pescoço, o resto não cresceu nem meio centímetro. o que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gilmar, pelo de filhote nao tem força pra crescer assim. a verdade é que o pelo de filhote cortado está caindo e está crescendo o pelo definitivo por baixo. por isso parece que nao cresceu nada mas na verdade ele está trocando de pelos. a pelagem dele agora so fica completa daqui a uns 6 meses. use pente para desembaraçar os pelos e evitar que se formem nós. e quando eles aparecerem é preferivel cortar o nó fora e deixar uma falha no pelo a tosar o spitz inteiro

      Excluir
  6. Ola Vivian, tenho um sptiz filhote tb e assim como a Wesla meu cachorro foi tosado (semelhante a maquina zero pra nós) por indicação do pet shop por estar com alguns nós. Isso já tem uns 4 meses e o pelo dele só esta crescendo e pouco na região do pescoço, o resto não cresceu nem meio centímetro. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  7. oie eu tenho um ihasa com 2 meses,da cor caramelho com as pontinhos dos pelos acinzentadas so que eu cortei o pelo dele, quando crescer vai voltar como era ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. costuma voltar ao que era sim! mas os lhasa tem o costume de ir clareando a pelagem conforme crescem. geralmente a pelagem clareia até o bege. entao se a cor do seu mudar nao foi por culpa da tosa

      Excluir

Postar um comentário