Laranja Normal x Laranja Sable

Oi!
O título do blog é Spitz Laranja, então nada melhor que explicar um pouco sobre esta cor e sua variação! Todo mundo que procura o padrão da raça Spitz Alemão, encontrar no documento do Kennel Club que "a cor laranja precisa ser uniforme e apenas lanjara, sem outras cores".

Não podemos esquecer que a cor laranja é a cor mais comum e base dos spitz alemão. A primeira cor que depois deu origem as outras, a cor padrão.

Pois bem! Então vamos lá.

PADRÃO DA COR LARANJA
Deve ser uniformemente de cor laranja sólido no corpo todo.

Não significa que o cachorro precisa ser inteiro da mesma cor! Significa que se a cor é laranja, ele não pode ser malhado de outra cor. A única cor que se permite para spitz malhados é branco + outra cor.
No caso dos laranjas, ele pode ser laranja + branco, mas nunca pode ser malhado de laranja + outra cor (preto, marrom, cinza...).

Ao dizer que o spitz alemão deve ser inteiro laranja, não estamos falando do tom e sim da cor base. Ele pode ser inteiro laranja, mas ter dezenas de tons de laranja no corpo! Que vão do creme ao castanho, caramelo e até algumas partes avermelhadas. Por mais que ele tenha vários tons diferentes de laranja, continua sendo da cor laranja.

A cor demoninada laranja nos Spitz Alemão tem duas variações:
  • Laranja
  • Laranja Sable
Não importa de qual variação de laranja o seu spitz é, no pedigree ambas podem ser descritas apenas como laranja. Colocar laranja sable no pedigree é uma opção do canil, não é obrigatório.

Já vi várias pessoas baterem cabeça por conta disso (inclusive eu), quando vêm um anúncio ou um canil dizendo "filhote laranja sable" e não sabem o que isso significa. Também acho importante avisar as pessoas para que escolham o seu spitz sabendo como ele ficará no futuro! Tem gente que sempre quis ter um spitz laranja normal e acaba comprando um sable ou vice-versa, né?

Vou mostrar agora como identificar que laranja seu lulu da pomerânia é!
Laranja Normal ou Laranja Sable?


SPITZ LARANJA NORMAL
O laranja normal é aquele que pode ter vários tons de laranja pelo corpo todo e costuma ficar com barriga, cauda, babador e focinho claros (bege) ou no tom extado do corpo. Ou eles são todinhos do mesmo tom ou possuem o rosto e as partes de baixo mais claras. No laranja normal, cada pêlo possui apenas uma cor, os que são laranja são inteiros laranja, os que são bege são inteiros bege, e assim por diante.
  • Cada pêlo é inteiro da mesma cor
  • Focinho, babador, barriga e cauda mais claros
Abaixo temos imagens que ilustram spitz laranja normal. As imagens não são minhas, foram retiradas da internet pelo google.com.


 
 Imagens retiradas da internet


SPITZ LARANJA SABLE

Uma cor muito bonita que quase não é divulgada e não se encontra basicamente nada a respeito. Por isso estou fazendo este post!
No laranja sable, o focinho fica escuro (de marrom ao preto) enquanto os pêlos do corpo são de cor laranja com as pontas escuras. Essa é a diferença da cor! Como os pêlos terminam escuros, o spitz fica com aquela famosa capa-preta nas costas.
  • Pêlos começam laranja e terminam escuros
  • Focinho escuro ou não
  • Capa preta nas costas
  • Barriga e cauda claras.
Abaixo temos imagens que ilustram spitz laranja sable. As imagens não são minhas, foram retiradas da internet pelo google.com.
 Imagens retiradas da internet

Espero que este post ajude muitas pessoas a identificarem a cor de seus spitz. A Sarita é laranja normal!


Texto: Vivian Roncon
Imagens de spitz: Retiradas da internet pelo google.com

Comentários

  1. Ola!!! eu acabei de adquirir minha linda spitz alemao anão ! Porem eu a achei muuuuito pequenina, coisa de 18 cm de largura e 13 de altura, enfim, super pequenina, parecidissima com o seu post de 45 dias no de crescimento da sarita! Mas o moço que me vendeu falou que ela estava com 3 meses e que era pequenina por ser micrissima. Eu tenho maior dó de ela ser pequenina assim, e estou insegura se realmente tem 3 meses ou se ele quis entregar logo pra falar que ela era pequena com 3 meses... e na hora de comer ração, ela praticamente pula no prato como se nunca houvesse comigo, e demooora, pq ela nao consegue mastigar direito. Ate pra andar ela da uma bambeada, de tão nenem !!!! Eh possivel ela ter 3 meses e ser pequenina assim ? Tenho medo que ela foi desmamada muito cedo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não... ele te enganou. eles mentem a idade do filhote para que os compradores pensem que eles são menores que o normal (muita gente quer o menor cachorro possivel e acaba enganada com isso). a sua bebe deve ter 2 meses NO MAXIMO! deixe ela comer a vontade, sempre com agua e raçao a disposição. depois quando for adulta vc começa a pensar em dar raçao só na hora certa! no youtube tem o meu canal com uns videos da sarita filhotinha.... aqui também tem.

      a ultima opção na direita, na aba dos marcadores é "videos da sarita".
      tem videos dela com 45, 60 dias. veja e compare com a sua. com 3 meses o filhote já está menos "bolinha" e começa a ficar mais alto e magro.

      vivian aqui! estou na conta do meu marido

      Excluir
  2. Ótimo texto, estava com essa dúvida, me ajudou muito! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Primeiramente parabéns pelo seu blog, tem me ajudado muito e a muita gente!
    Estou querendo comprar um filhote e recebi uma foto dele esses dias. Pela foto vc saberia me dizer se é laranja normal ou laraja sable? Me ajudaria muito. Como poderia te enviar a foto? Agradeço muito! Cleber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! eu posso tentar. manda pro vivikinha@gmail.com
      nao tenho como ter 100% de certeza, mas se vc perguntar pro criador ele com certeza irá lhe responder. seja sincero. pergunte se ele vai ter a "carinha" escura ou clara. no geral, os sable costumam ter o focinho bem preto. já os laranja tem o focinho cinza ou alaranjado quando filhotes

      Excluir
  4. Vivian, tudo bem?
    Meu filhotinho chegou em casa antes de ontem e, desde então, tenho procurado na net dicas e informações pra me ajudar na criação dele! Afinal, queremos o melhor sempre né? Enfim, nessa minha busca não encontrei nenhum site como o seu! É super completo e tem me ajudado muito! Agradeço de coração pela dedicação e tempo em dividir essas infos com todos nós!!
    O Bud vai fazer dois meses dia 26... É bem pequenino e agitado rs A pelagem dele é bem escura... No corpo, a raiz do pelo é laranjinha claro, mas ao longo é todo preto... Só tem umas manchas laranjas atrás da orelha, no peitinho, nas patas e na parte de cima da cabeça... Bem de leve... Acho que ele vai ficar um laranja sable né? Queria que ele ficasse escurinho rsrs O que vc acha?
    Vc tem instagram para seguir?
    Mais uma vez, obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi anna! aqui é a vivian!
      estou no login do meu marido rsrs
      me segue no instragem @vivianroncon (tem ele e umas fotos lá no final do blog)

      eu acho que seu bud não vai ser sable não... to achando é que ele vai ser um laranja bem bbonito, puxando pro vernelho! me segue no instragam que eu te sigo pra ver as fotos dele! ^_^ ai eu te digo melhor por lá!
      fico a disposição pra te ajudar no que puder... é dificil mesmo encontrar informação aqui... eu mesma não sei tudo. o que aparece de dúvida para mim, eu pesquiso com criadores e veterinários e já coloco aqui no blog pra ajudar outras pessoas. o que acontece com os caes de amigos meus já vai virando postagem tambem... e assim por diante!

      obrigada! também fico aberta a qualquer sugestão de postagem que você sinta falta ^_^
      te espero lá no insta!

      Excluir
  5. Vivian, super obrigada pela resposta!! Te adicionei no insta! o meu é @anna.carolina.mota
    Tenho mais uma dica pra te pedir, se não for amolar rs O Bud fica em casa o dia todo, pq eu e meu namorado saímos cedo pra trabalhar... Ele fica sozinho das 8:30 as 18:30...
    Eu deixo uns brinquedinhos com ele e deixo a tv ligada... ele faz xixi e coco no lugar certo, graças a Deus rs só as vezes q faz errado, mas a maioria é certo!
    Nos primeiros dias ele estava mais tranquilo, agora ela percebe q estamos saindo e chora um pouco... Ele já nos reconhece e pede atenção... Fico com o coração super apertado de deixar ele lá... Sei que eles acostumam, mas fico preocupada...
    Você tem alguma dica? Algum brinquedo em especial pra deixar com ele e ele se distrair por mais tempo?
    Depois da uma olhadinha nas fotos dele no insta, é a coisa mais linda :D
    Um beijão e obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sarita tambem ficava sozinha muito tempo em casa quando era novinha. no geral ja é muito bom ele usar bastante o jornal, pq nessa idade eles erram muito. eles só aprendem mesmo com uns 6 meses, quando ja conseguem segurar bem o xixi.

      vc ta fazendo certinho mesmo. muitos brinquedos espalhados... deixe uma caminha para ele, agua e racao à disposição. filhote tem que comer quando sentir fome. só quando ele crescer é que a gente estipula horario e quantidade de ração.

      só nao dêe ossinhos, pois nessa idade ele nao pode comer e porque ele pode engasgar, entao quando ele tiver uns 4 meses e vc comecar a dar os ossos, só dê quando vcs estiverem junto para olhar

      Excluir
  6. Bom dia Vivi

    Comprei uma filho tinha ela tem o focinho as orelhinhas escuras no pescoço ela tem fios brancos com fios pretos VC acha que ela vai ficar sable? Embora ela ainda esta bem novinha nem completou 45 dias aindA

    ResponderExcluir

Postar um comentário