Troca de dentes de leite

QUANTOS DENTES DE LEITE SÃO?
Os cães nascem sem dentes e com 3 ou 4 semanas os primeiros dentinhos começam a nascer. Cães te,28 e gatos 26 dentes de leite. Todos os dentes de leite são pequenos, pontiagudos, bem afiadinhos e em uma cor branco pérola.

CUIDADOS COM ACIDENTES
Quando estão conhecendo os dentes, os filhotes mordem tudo e podem fraturar um destes dentinhos de leite! Por isso dê muitos brinquedos específicos para bichos para ele. Assim evite que ele morda coisas que não são próprias para isso! Afinal se ele morder algo muito duro pode quebrar um dente. Eles não costumam reclamar de dor, mas isso não quer dizer que não a sintam! Se quebrar um dente, ele pode inflamar e até infeccionar. Até você descobrir que tem algo errado a infecção pode ficar bem grave.

Também tome cuidado com fio elétricos, produtos químicos e objetos que soltem pedaços e que ele possa engolir! Ele é um filhote! Não deixe ele morder nada que possa engolir pedaços. Animais de pelúcia, por exemplo, devem ser evitados nessa idade, a não ser os próprios para filhotes de cachorro.
 


TROCA DE DENTES DE LEITE
Ela começa aos 4 meses e aos 6 o filhote já está com a dentição definitiva. No total são 42 dentes nos cães e 30 nos gatos adultos!Estes dentes já são menos pontiagudos que os de leite e possuem uma coloração bem branca.

Quando estão trocando a dentiçao, os cães tem mais necessidade de morder... Tudo por motivos óbvios:
- A gengiva coça e morder melhora a sensação
- Para que os dentes de leite se soltem logo. É incômodo ter um dente parcialmente solto
- Para estimular a gengiva a abrir e permitir a saída do dente definitivo

Então não perca a paciência com seu cão ou gato e lhe dê muitos brinquedos para ajudar a soltar os dentes moles.
 


ACOMPANHAMENTO VETERINÁRIO
Nesse período o filhote está tomando as principais vacinas da vida dele, então estará indo frequentemente ao veterinário. Aproveite essas visitas para avisar da troca dos dentes e peça ao médico para ver se está tudo bem!

O DENTE DE LEITE NÃO CAIU
É comum as vezes o dente debaixo começar a nascer e o de leite não cair. Por isso o veterinário precisa ficar de olho! Em alguns casos é preciso fazer micro cirurgias para remover esses dentinhos de leite antes que eles prejudiquem o nascimento dos dentes definitivos. Se demorar muito o dente definitivo vai nascer torto.

Mas é normal os dentes definitivos começam a nascer e eles mesmos empurram os de leite pra fora! Olha só a foto do Simba exibindo os dentinhos novos dele! ^_^


POSSO ARRANCAR O DENTE DE LEITE DO MEU FILHOTE?
Não! Pode retirar o dente apenas se ele já estiver solto e pendurado por uma pelinha...
Mas se o dente só estiver mole não tire.

O dente de leite cai quando o definitivo vai saindo e começa a empurra-lo para fora. Se você retira o dente de leite antes do definitivo empurrar, o definitivo demora mais para nascer, o cão vai ficar mais tipo sem esse dente e a pele da gengiva pode endurecer dificultando o nascimento do dente no futuro. Nesses casos, pode até acontecer do dente definitivo não conseguir vir nunca mais e seu cachorro ficar banguela...

  

PODE NASCER DENTE ERRADO?
Como nas crianças os cães podem ter ausência ou excesso de dentes. Os dentes definitivos podem vir um pouco tortos, mas no geral eles ficam bem certinhos depois e os Spitz não costumam ter problemas com a troca de dentes.

Geralmente quando os pais tem os dentes tortos os filhotes podem ter também. Nos spitz, o que pode acontecer é os dentinhos de baixo, da frente, serem um pouco desalinhados!

Na Sarita eu achei que ela tivesse a ausência de um dente. Isso porque na parte debaixo, de um lado ela tinha um molar a mais! Fiquei encucada com isso... Fiquei imaginando que os de leite caíram e que só nasceu o molar definitivo de um lado depois... Mas um tempão depois, ela estava na cama brincando comigo e olha o que caiu! O molar! Kkkk Não é que tinha faltado nascer um molar... É que tinha um molar de leite que não tinha caído ainda ^_^

Kkkkk Aí ele caiu e ela ficou com o número certinho de dentes dos dois lados! E graças a deus eles são super retinhos e alinhadinhos. A dentição dela é perfeita!


LAGRIMAS DURANTE A TROCA DOS DENTES
É normal que qualquer alteração nos dentes influencie nas lágrimas dos spitz. Então enquanto ele estiver nesse processo de troca é normal aparecer ou aumentar a lágrima marrom. 
 
Após o nascimento dos dentes definitivos a lágrima tende a diminuir. Se ela só aparecer no cachorro adulto, ou se não for embora mesmo depois de adulto, você deve procurar um veterinário para ver se as lágrimas dele tem algum motivo específico. Pelos entrando nos olhos, poeira e biscoitos muito fortes podem dar lágrima nos spitz.

Texto e Imagens: Vivian Roncon

Comentários